Trabalho preventivo de limpeza de canais evita alagamentos na capital

Serviços Urbanos
20/07/2018 16h48


Prevenção. Essa tem sido a palavra de ordem quando o assunto é limpeza de canais na cidade. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), trabalhou de maneira intensa durante os últimos dias, quando as chuvas incidiram com maior intensidade na capital.

Os trabalhos, coordenados pela Diretoria de Operações (Dirop), se dividem em três métodos distintos: o mecanizado, manual e barragem móvel, e têm o objetivo de manter a regularidade na limpeza dos 65 canais que cortam a cidade. Desde a última segunda-feira, 16, as equipes de agentes atuaram nos bairros Aruana, Aeroporto, Luzia, Soledade, Grageru, Luzia, Jabotiana e no conjunto Médici.

A limpeza manual consiste na capinação e retirada da vegetação que esteja prejudicando a estética local, bem como a varrição e coleta de materiais de pequeno porte, como sacos de lixo e pneus, descartados de forma incorreta no canal. Nesta sexta-feira, 20, foi a vez dos canais do conjunto Médici, no Luzia, Jardim Bahia, no bairro Soledade, Largo da Aparecida, na Jabotiana e o canal da avenida Dr. Sílvio Cabral, na Aruana, receberem esse tipo de limpeza.
 
Na avenida Francisco Moreira, no bairro Luzia, a ação de limpeza aconteceu pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para fazer uma barragem em parte do canal e, assim, possibilitar a limpeza na parte que fica seca. Já o canal que corta a área do aeroporto Santa Maria, foi limpo de maneira mecanizada.

“Nossas equipes estão empenhadas para evitar maiores transtornos para a população. Assim, a Emsurb já vem cumprindo um cronograma em toda a cidade. No período de chuvas, nossos agentes intensificam os trabalhos e se dedicam para erradicar a sujeira”, explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes. O serviço de limpeza de canais acontece a cada três meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns locais recebem intervenção antes desse prazo. 
 
Cronograma
 
No próximo sábado, 21, as equipes da Dirop continuam a todo vapor com o cronograma de limpeza. Os canais situados na avenida Dr. Sílvio Cabral, na Aruana e o da travessa Amapá, no bairro Siqueira Campos serão limpos pelo método manual. Na avenida Francisco Moreira, no bairro Luzia, os agentes seguem com a limpeza pelo método de barragem móvel.  Segundo a Diretoria de Operações, após a conclusão do serviço, prevista para a próxima semana, será a vez do canal do Santa Lúcia receber as ações de limpeza.