Servidores municipais são capacitados em Língua Brasileira de Sinais

Planejamento e Orçamento
13/02/2020 12h05

A inclusão é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento de toda uma comunidade. E é neste sentido, e com o objetivo de ampliar sua comunicação com os cidadãos, que a Prefeitura de Aracaju tem realizado capacitações voltadas aos seus servidores, a exemplo do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvido na manhã desta quinta-feira, 13, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

De acordo com a instrutora do curso, Laís Helena Oliveira, que é surda, o curso é primordial porque os surdos têm acesso a diversos órgãos municipais e os servidores devem estar capacitados para atendê-los. Ela explicou, em Libras, e com o auxílio da intérprete Luciana Daltro, que, "hoje em dia, os surdos vão a hospitais, postos de saúde, ou qualquer outra repartição pública, e ainda enfrentam barreiras para se comunicar com o servidor, e é por isso que esse curso é importante".

A supervisora do programa Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Sabrina Smith, foi uma das participantes do curso. Além do aprendizado, que para ela foi de grande valia, Sabrina pontuou que pelo fato de a sua equipe trabalhar em diversos espaços e variadas faixas etárias da comunidade, espera que, "mais à frente, a gente tenha a oportunidade inserir todos os membros do nosso programa, no sentido de ampliar ainda mais essa comunicação, para que possamos fazê-la de forma mais adequada", destacou.

Segundo o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, esta é a segunda turma do Curso de Libras executada pela Escola. "O sucesso da primeira e a procura dos servidores fizeram com que a gente projetasse e realizasse mais uma edição dessa capacitação. Enquanto gestor, vejo que Aracaju tem avançado nesse processo de inclusão social, inclusive, por ser um dos parâmetros estabelecidos no Planejamento Estratégico da Prefeitura, que é fazer da capital sergipana um lugar cada vez mais humano", pontuou.

Bosco também registrou que o curso foi possível graças à parceria da Prefeitura de Aracaju com a Uninassau. "É interessante ressaltar a importância da participação dos órgãos parceiros no desenvolvimento dos nossos trabalhos. Para este curso, por exemplo, convidamos duas professoras pós-graduadas do Centro Universitário Maurício de Nassau, que contribuíram de forma bastante positiva para a gestão municipal", frisou.