Prefeitura assegura oferta diária de ações voltadas ao combate ao coronavírus

Agência Aracaju de Notícias
18/06/2020 17h20

Em um esforço para impedir o agravamento da crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju tem assegurado ações diárias, de maneira intersetorial, em frentes simultâneas compostas por diversos órgãos da administração municipal. 

São medidas de segurança e serviços criados para garantir aos cidadãos o máximo de segurança possível em meio à pandemia. 

Transporte Público
Toda a frota passa por um processo de higienização, pelo menos três vezes ao dia, no início da manhã, nos intervalos das viagens e no fim do expediente. Vale ressaltar que essa limpeza é bastante meticulosa, inclusive abrangendo as barras de ferro, maçanetas, janelas e outros locais onde os usuários se apoiam ou costumam encostar. 

MonitorAju
Em funcionamento desde o mês de março, o canal de atendimento MonitorAju presta um serviço de orientação à população sobre o coronavírus e monitora  a situação dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 e que estão em isolamento domiciliar.  

São três as formas de acesso aos serviços do MonitorAju: via telefone, ou seja, pelo canal de atendimento 0800 729 3534; pelo site www.aracaju.se.gov.br/monitoraju; e no aeroporto da capital, onde é feito o cadastro dos passageiros que desembarcam.

Limpeza de áreas públicas 
Seguindo a estratégia de desinfecção de áreas com grande circulação, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) enviou, nesta quinta-feira, 18, equipes para a limpeza da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc); Terminal DIA; Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol); Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa; UBS Adel Nunes; e Companhia de Desenvolvimento e Irrigação (Cohidro). 

Apoio à população vulnerável
A Secretaria de Assistência Social mantém contínuo o atendimento às demandas da população mais carente da capital sergipana, seguindo as orientações dos protocolos de higienização e isolamento social estabelecidos pelo decreto municipal para o período de pandemia do novo coronavírus. 

Todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), exceto o do Cras Porto Dantas, que foi realocado para o Cras Maria José Menezes Santos (Bairro Coqueiral), devido à manutenção predial, estão prestando os seus serviços à população.  

Os serviços especializados dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) seguem centralizados no Creas Viver Legal, situado no bairro Castelo Branco. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) continua promovendo o atendimento à população em situação de rua, bem como as unidades de acolhimento temporário que permanecem recebendo pessoas que estão na condição de rua para o isolamento social.