Em 2020, Prefeitura já recolheu nos canais da capital mais de 6 mil toneladas de resíduos

Serviços Urbanos
18/12/2020 18h04

No decorrer de 2020, a Prefeitura de Aracaju reforçou as ações preventivas de limpeza e manutenção dos canais que cortam a capital. O trabalho resultou no recolhimento de 6.277,77 toneladas de resíduos, entre os meses de janeiro a novembro.

A limpeza de canais ocorre através dos métodos mecanizado, barragem móvel, manual e ainda por tela de contenção, este último idealizado pela atual equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

"As ações contínuas e programadas para promover melhorias na drenagem da rede pluvial da cidade acontecem a cada três meses, entretanto, antes deste prazo podemos retornar e fazer a limpeza no mesmo canal. Tudo isso é fruto de um trabalho intenso, por parte dos nossos fiscais, que sinalizam a necessidade de intervenção nos canais, após constante monitoramento. A tarefa também auxilia na prevenção de doenças e controle de vetores”, explica o diretor de Operações da empresa, Bruno Moraes.

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ressalta que a ação de limpeza é intensificada, ainda, durante o verão, prevendo resultados positivos por ocasião do período de chuvas. "Ao longo de 2020, conseguimos comprovar a eficácia da limpeza de canais na drenagem da cidade, sobretudo, nos momentos com intensidade de chuva maior”, completou Luiz Roberto. Ele acrescentou que a Emsurb deverá manter o ritmo de atuação ao longo de 2021.