Ações e obras da Prefeitura ampliam resiliência de Aracaju frente às chuvas

Obras e Urbanização
29/11/2021 16h00

Mesmo enfrentando um ano atípico, em que predominou a incidência de chuvas em nível acima da média histórica, Aracaju não sofreu com enchentes e alagamentos. O planejamento da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), levou obras de infraestrutura a regiões sensíveis e ações de manutenção diária que, juntas, solucionaram problemas que eram corriqueiros na cidade.

De acordo com dados da Defesa Civil municipal, de janeiro a novembro, a tendência em 2021 foi de incidência de chuvas acima do padrão. A precipitação média histórica entre estes meses é de 1.272,3 milímetros. Porém, a média este ano foi de 1.769,3 milímetros.
 
Em novembro, o índice de chuvas foi bastante fora do comum: 150 mm, enquanto a média histórica mostra que, para este período, o usual é precipitação na faixa dos 47,1 mm. Ainda assim, a capital sergipana demonstrou resiliência e não registrou intercorrências.

Locais que antes sofriam com alagamentos, hoje estão estruturados para resistir a volumes de chuva mais elevados. A rua Alagoinhas e entornos, avenida Euclides Figueiredo e o bairro Dom Luciano são alguns exemplos. Somente na zona Norte, a gestão municipal investiu, nos últimos anos, quase R$34 milhões em infraestrutura urbana, como implantação de rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação de vias públicas.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, frisa que a intervenção da gestão municipal mudou a realidade de milhares de pessoas em toda a cidade. “Essas pessoas viviam um pesadelo quando chovia. A casa enchia, perdiam móveis, tinham que lidar com lama. Era um transtorno muito grande. Agora, felizmente, isso não acontece mais. A cidade resiste bem, a água escoa pelas galerias e as pessoas têm dignidade. Essas conquistas não acontecem por acaso, são fruto de um trabalho planejado, que acontece todos os dias”, destaca.

Cotidianamente, a Diretoria de Operações da Emurb realiza manutenção na rede de drenagem, com a desobstrução das 'bocas-de-lobo', reparos nas tampas e reaplicação de grelhas, inclusive aos fins de semana.
 
Além disso, o trabalho de limpeza urbana realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) evita que o lixo descartado de forma irregular nas ruas e avenidas seja levado para dentro da tubulação, garantindo a fluidez das águas pluviais nas galerias. Aliado a este trabalho, a Defesa Civil monitora a possibilidade de chuvas, emite alertas à população e acompanha seus efeitos em toda a cidade.

Aprovação
Beneficiada com o trabalho da Prefeitura, a população reconhece a importância das intervenções. Alex Fonseca Santos, morador da avenida Euclides Figueiredo há 30 anos, ressalta as mudanças. “Aqui alagava várias vezes, era o principal problema da nossa avenida. Agora, está perfeito, não alagou mais”.

O estudante Bruno Soares vive no Dom Luciano desde que nasceu, e relata que os antigos transtornos foram cessados. “Eu ia para a escola aqui perto, e os alagamentos pioravam muito. Depois da obra, isso parou. Esse fim de semana mesmo choveu bastante, mas não teve problema”, disse satisfeito.

Serviço de Alerta
O serviço de alerta por SMS 40199 da Defesa Civil possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

 
Solicitação de serviços
O trabalho de desobstrução da rede de drenagem, assim como outros serviços, como tapa-buracos, limpeza de fossa, pavimentação e terraplanagem, são realizados por monitoramento e também por solicitação. Para solicitar, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Emurb, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.