Novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar são empossados

Educação
29/11/2021 18h28

Na tarde desta segunda-feira, 29, na Casa dos Conselhos,  a secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, participou de sessão ordinária para posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (Comae). Na ocasião, também foram empossados a presidente e o vice-presidente do órgão.

O Comae tem por objetivo fiscalizar a aplicação de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Penae) e tem por conselheiros representantes da sociedade civil organizada, de professores e alunos, e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). A sessão foi coordenada por Cecília Leite, que discorreu sobre a importância do colegiado.

"Quero aqui lembrar do quanto é relevante o papel de um Conselho na fiscalização direcionada à alimentação escolar na rede municipal de Aracaju e que se faz fundamental as atribuições dos conselheiros diante do acompanhamento sobre os gastos públicos destinados à educação. A Semed está à disposição do órgão para que, em conjunto, possamos garantir, cada vez mais, uma alimentação escolar digna para os alunos da rede municipal", pontua a secretária Cecília Leite.

Através de votação entre os novos conselheiros, foram eleitos por maioria dos votos, para presidente e vice-presidente, respectivamente, Adriana Maria da Silva Oliveira, representante das Entidades Civis Organizadas; e Flávio Santos do Nascimento, representando a Entidade de Docentes.

Adriana é assistente social, vice-presidente da Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe, diretora nacional de assuntos para mulheres da Federação Nacional das Associações de Moradores, conselheira nacional de saúde e tem vasta experiência com conselhos.

A presidente do Comae destaca seu papel diante da entidade e os novos desafios no órgão. "Para mim é uma satisfação muito grande estar fazendo parte do Comae. Os desafios, sabemos que são grandes, mas é importante trabalharmos numa gestão democrática. O nosso maior objetivo é dar continuidade ao trabalho do Conselho e que juntos possamos dar andamento às ações, porque não podemos só cobrar da gestão, além de fiscalizar e cobrar, temos que levar demandas, estar presente nas escolas e cientes das necessidades e das possíveis mudanças", afirma Adriana Oliveira.