Aracaju promove saúde da população a partir das aulas da Academia da Cidade

Agência Aracaju de Notícias
04/02/2022 07h00

Fortalecimento dos músculos e ossos, redução de dor e inflamação, qualidade no sono e elevação da disposição e energia. Esses são alguns dos benefícios que a prática regular de atividades físicas desenvolvidas pelo Programa de Academia na Cidade (PAC) proporcionam aos participantes.

O PAC é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em diversos bairros da cidade, que visa incentivar a prática de atividades físicas e promover saúde para a população diminuindo as demandas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ainda minimizando o aumento de hipertensos e diabéticos na cidade.

Segundo a técnica do Programa, Bárbara Oliveira Santana, a prática de atividade física ajuda na prevenção, na promoção da saúde e no combate a doenças crônicas, como a obesidade. “Nós temos muitos participantes que têm comorbidades, então essas atividades servem para que eles possam controlar doenças como a diabetes e a hipertensão. Muitos deles, inclusive, deixaram ou diminuíram a quantidade de remédio graças à atividade física”, destaca Bárbara.

Professor de Educação Física do Programa, Cleverton Monteiro explica que desenvolve diversas atividades durante as aulas que auxiliam no monitoramento do condicionamento físico dos alunos.

"No programa, a gente oferece todos os dias atividades alternadamente. Tem caminhada monitorada, tem trabalho de ginástica localizada, tem trabalho de aeróbica, a gente trabalha também a questão da dança que elas gostam bastante, sempre variando”, pontua.

A aluna Rosemery Silva, que faz aulas no polo do Bairro América, relata alguns resultados positivos que já alcançou com a prática dos exercícios. “Eu cheguei aqui com muita dor na coluna, e hoje já não tenho muita. Já aprendi a me equilibrar e agachar direito”, diz, ao salientar que a prática de atividade física ampliou sua disposição para realização de afazeres domésticos e ainda melhorou sua saúde mental.

Aprendizado
O Programa Academia da Cidade também abre espaço para que graduandos em Educação Física possam estagiar e adquirir experiência na área, como acontece com o acadêmico Anderson Rodrigues. “O aprendizado aqui está sendo grandioso e de fundamental importância para mim. É a junção de tudo que eu estou vendo na teoria agora vivenciando na prática”, afirma.

O programa não só atende adultos e idosos, como também crianças a partir dos 10 anos de idade. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. Além do polo do bairro América, outros sete polos também estão em funcionamento na cidade: Augusto Franco, Maracaju, Santa Maria, Sol Nascente, Santos Dumont, Orlando Dantas e Centro de Criatividade.

Como participar
Os interessados em participar das aulas da Academia da Cidade devem procurar o polo ou a UBS mais próxima de sua residência e fazer o cadastro. Na primeira aula é necessário apresentar RG, CPF, número do cartão SUS e do Prontuário Eletrônico. Caso não tenha o cadastro no SUS, é só ir à UBS mais próxima munido de documento de identificação e de um comprovante de residência de Aracaju atualizado.