Gestores da Saúde de Aracaju são treinados para vacinação contra covid em crianças

Saúde
13/01/2022 17h20

Nesta quinta-feira, 13, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram de capacitação online do Governo de Sergipe para alinhar a correta aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade. Aracaju terá a meta de vacinar aproximadamente 62 mil crianças dessa faixa etária.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Imunização da SMS, Yuri Belchior, que participou do treinamento, aspectos técnicos foram alinhados e levados em consideração, como a dose da vacina, que é distinta daquela já preconizada para adultos.

“Nos próximos dias, sairá nota técnica explicando todas as orientações sobre a vacinação das crianças para os profissionais da saúde. O público infantil requer uma atenção diferenciada, serão priorizadas as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, crianças quilombolas. As crianças sem comorbidades deverão ser vacinadas em ordem decrescente, como criança entre 10 e 11 anos, depois crianças de 9 e 8, seguido de crianças de 7 e 6 anos e por fim, crianças de 5 anos”, explica.

Intervalo e local para administração
O intervalo entre a primeira e segunda dose deverá ser de oito semanas. A vacina da covid-19 não deverá ser administrada de forma concomitante com outras vacinas do calendário infantil. Por precaução, é recomendado um intervalo de 15 dias com outras vacinas infantis.

Na capacitação, também foi recomendado que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos e da vacinação pediátrica de rotina, em ambiente acolhedor e seguro para a população.

“A sala em que será aplicada a vacina da covid em crianças deve ser exclusiva para esta aplicação, e deverá ser evitada a vacinação das crianças na modalidade drive-thru. As crianças devem permaneçam no local da vacinação pelo menos 20 minutos após a aplicação. Os profissionais de saúde devem, também, orientar os pais e responsáveis que acompanharem as crianças na vacinação que em caso de reações adversas diferentes das esperadas, procurem o serviço de saúde mais próximo para notificar a situação”.

A Secretaria Municipal aguarda a chegada de doses em Sergipe para iniciar a vacinação em crianças.