Conselho Municipal discute plantão psicológico remoto e Conferência de Saúde Mental

Saúde
27/01/2022 16h30

Durante a 59ª Reunião Ordinária Conselho Municipal da Saúde (CMS), realizada nesta quinta-feira, 27, na sede do órgão de controle social formado por gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, os membros do colegiado discutiram o balanço de atendimento no serviço de plantão psicológico remoto e a aprovação do parecer da Comissão organizadora da II Conferência de Saúde Mental de Aracaju.

De acordo com Andressa Torquatro, conselheira suplente da secretária Waneska Barboza, o Conselho é um espaço que delibera e que representa os usuários e trabalhadores, levando as sugestões apresentadas para a gestão municipal.
 
“O CMS é um espaço paritário de discussão do SUS em Aracaju. Nele, objetivamos reafirmar a atuação da SMS, principalmente na promoção e prevenção da saúde, através de pautas que fortaleçam e estreitem as relações com os conselheiros, porque entendemos que devemos buscar a união de todos em prol do mesmo objetivo, que é o melhor para os nossos usuários”, explica.

Durante a reunião, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) de Aracaju, Chenya Coutinho, destacou que a central telefônica da SMS se tornou um dos principais canais de comunicação entre a população e alguns serviços da rede municipal de saúde, como o de apoio psicológico remoto, que auxilia os aracajuanos a lidar com as limitações impostas pela pandemia, bem como as diversas situações resultantes dela.

“O Serviço de Apoio Psicológico foi implantado em abril de 2020 e, até dezembro de 2021, já havia atendido 8.812 pessoas, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ao ligar no 0800 729 3534, opção 2, o usuário é atendido imediatamente por um psicólogo, que irá acolher e ouvir as pessoas que ligam espontaneamente, desejando alguma orientação, ou mesmo um diálogo com algum profissional especializado em saúde mental”, explica Chenya.

Para a secretária da Mesa Diretora do CMS Aracaju, Núbia Santana Bispo, a reunião abordou ainda, entre outros pontos, o relatório de visitas técnicas do CMS nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco e Nestor Piva.

“Outra informação discutida na reunião foi a mudança de data da Conferência Municipal em Saúde Mental, a qual será realizada entre os dias 23 e 24 de março no auditório da Uninassau. O evento contará com a participação de usuários do Sistema Único de Saúde, eleitos como representantes nas Conferências Livres e objetiva ser mais um canal de diálogo entre a gestão e usuários”, acrescentou.