Prefeitura orienta gestores sobre contrato de serviço de limpeza e conservação

Planejamento e Orçamento
02/02/2022 15h34

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), vem realizando uma sequência de capacitações voltadas a profissionais de diversos setores, visando alinhar a percepção de trabalho entre os órgãos que compõem o Executivo municipal.
 
Neste sentido, a Seplog realizou, nesta quarta-feira, 2, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, mais um encontro, desta vez reunindo fiscais de contrato para discutir sobre a prestação de serviço de limpeza e conservação patrimonial.

Ao saudar os participantes da capacitação, o gestor da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, falou sobre a importância desses agentes fiscais na execução e no cumprimento rigoroso dos contratos.
 
“Esse encontro é uma das formas que a Prefeitura, através da Seplog, tem de registrar o cumprimento do seu papel em orientar e capacitar os seus servidores no que condiz a boa operacionalização dos contratos que realizamos, e o fiscal de contrato é a peça mais importante nesse momento de execução, porque é ele quem vai dizer se o contrato está fluindo bem, ou não, e quais as correções que devem ser realizadas”, explica Augusto Fábio.

A capacitação foi comandada por técnicos da Central de Compras e Licitações (CCL) e do Departamento de Administração e Finanças (DAF) da Seplog. De acordo com coordenadora-geral em exercício da CCL, Karina Calasans do Nascimento, “a intenção é que outras capacitações sejam realizadas durante este ano, seja de forma direcionada a cada órgão municipal, seja de forma ampla como a realizada hoje". "Nós já fizemos esse treinamento há alguns anos, mas a necessidade de atualização é constante”, disse.

“No treinamento passado nós reunimos os profissionais voltados à área da Tecnologia da Informação. Hoje, tratamos sobre limpeza e conservação predial. A forma de contratar é a mesma, mas os fiscais dos contratos, nosso público-alvo de hoje, são diferentes. Por isso a ideia de reuni-los para alinhar a forma de trabalho entre os setores da Prefeitura. O nosso objetivo é fazer com que eles saibam, por exemplo, qual o passo a passo para fazer uma anuência, o que pode ser cobrado de uma empresa contratada para se ter um serviço eficiente, e qual a forma de abordagem a essa empresa e aos seus funcionários que atuam em cada órgão municipal”, explicou.

Para o consultor administrativo da Controladoria-Geral do Município, Fagner Nascimento dos Santos, a reunião serviu para esclarecer alguns pontos e aprender sobre as novidades no tocante a operacionalização de contratos.
 
"Além disso, é uma oportunidade ímpar no sentido de possibilitar a troca de experiência e o compartilhamento de conhecimento com outros colegas da gestão, o que impacta de forma positiva nos resultados de cada secretaria. Sem dúvida, são novidades que vão otimizar o trabalho diário do fiscal e, consequentemente, melhorar o fluxo de trabalho”, ressaltou Fagner.

A gestora do DAF da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Wilza Vaz, também destacou a importância da capacitação. “Aqui temos a oportunidade de discutir com os nossos pares cada detalhe do contrato relativo à limpeza patrimonial dos órgãos que compõem a Prefeitura de Aracaju, a exemplo dos direitos e das obrigações que o Município tem nesse sentido. Além disso, é a oportunidade de conhecer a realidade de outras pastas e discutir juntos novas formas de solucionar os gargalos que possam ocorrer durante a execução do contrato”, pontuou.