Matrícula Online: Prefeitura oferta vagas remanescentes para escolas municipais

Educação
10/03/2022 07h01

A rede municipal de ensino de Aracaju possui capacidade para atender até 32 mil alunos em suas 74 unidades escolares. Até o momento, 30.616 matrículas já foram efetivadas para o ano letivo de 2022, o que significa que ainda existem vagas disponíveis na educação pública para os aracajuanos.

Mesmo com o encerramento do período regular de matrículas online, a secretária da Educação, Cecília Leite, informa que ainda estão sendo aceitos novos alunos. “Todos os dias temos feito matrícula. É lógico que a oferta de vagas não é uniforme em todas as escolas, então é preciso ver em qual unidade ainda há disponibilidade, mas nenhum aluno ficará sem assistir aula por falta de vaga”, destaca.

Segundo a secretária, o atual cenário é resultado do planejamento e do trabalho constante que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação, vem realizando desde 2017. “Apesar da pandemia, conseguimos reformar e construir novas escolas, o que permite a ampliação constante do número de vagas. Podemos afirmar que o direito à educação está garantido em Aracaju e isso nos enche de orgulho”, enfatiza Cecília. 

Suporte e mais vagas
Quando um estudante não consegue vaga em uma unidade escolar próximo à residência, a Semed disponibiliza 71 ônibus que realizam o transporte diário desses estudantes que precisam se deslocar para outro bairro. Além dos ônibus, também são disponibilizadas três vans que atendem alunos da Educação Especial.

“Assim, conseguimos garantir que alunos das localidades com grande demanda de vagas possam se matricular, pois terá o transporte garantido todos os dias, com segurança e em companhia de um monitor”, detalha Cecília. 

Em breve, a demanda do transporte escolar será menor, pois estão em fase de finalização a construção de novas escolas: duas de Educação Infantil, nos bairros Santa Maria e Augusto Franco, e uma de Ensino Fundamental, também no Santa Maria. 

“Essas novas escolas foram construídas em localidades de grande demanda de vagas. Quando forem inauguradas, ainda este ano, suprirão o déficit de vagas nessas localidades aumentando, inclusive, nossa capacidade de atendimento de creche e pré-escola”, pontua a secretária.