Prefeitura discute temas do SUS junto ao Colegiado Interfederativo Regional

Saúde
03/03/2022 15h00

Para apresentar, deliberar e pactuar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Regional de Aracaju, foi realizada a primeira reunião do ano do Colegiado Interfederativo Regional (CIR), nesta quinta-feira, 3, no auditório da sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no bairro Coroa do Meio.

Segundo a secretária executiva do Colegiado Interfederativo Estadual, Áurea Torres, foi discutido e avaliado o trabalho em conjunto, visando sempre atender todas as demandas. “Hoje foi uma pauta de esclarecimentos sobre o papel do Colegiado Interfederativo Regional, mostrando que tudo no SUS tem uma lógica de ser, porque existe uma legislação que precisa ser conhecida e aprimorada no dia a dia”, explica.

Outro tema da reunião foi o papel do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), que tem como objetivo a educação em saúde para o trabalho, o acolhimento e a articulação intra e intersetorial.
 
“Visamos produzir resolutividade dos problemas, executando ações de prevenção dos acidentes, de doenças e de promoção à saúde em ambientes de trabalho, elaborando e executando projetos de estudo. Aqui nós discutimos, movimentamos e fortalecemos secretários e gestores de políticas públicas que somos”, afirma a técnica do Cerest estadual, Josiene Maia.

CIR
A Regional de Aracaju é formada, além da capital, pelos municípios Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Laranjeiras, Riachuelo, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. Juntos, esses municípios debatem ações articuladas para a melhoria da saúde pública.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação da SMS (Nucar), Tina Cabral, a reunião do CIR é prioridade quando o assunto é o fortalecimento do SUS. “Cada vez mais precisamos fortalecer esse espaço. Aqui é o local legítimo para os gestores discutirem ações, serviços e benefícios para os usuários do SUS desses municípios”, explica.