Semed orienta diretores escolares sobre o Gier e início do ano letivo 2022

Educação
03/03/2022 17h30

Em reunião online realizada nesta quinta-feira, 3, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) discutiu com os diretores escolares das 74 unidades de ensino da rede municipal sobre o início do ano letivo 2022 e o sistema Gestão Inteligente da Educação Responsável (Gier).

Durante o encontro, além de orientações sobre cuidados para garantir a segurança sanitária na retomada das aulas presenciais, os gestores foram apresentados ao Fórum do Gier, onde estão elencadas as mudanças em relação ao uso do sistema, que agora conta com novas funcionalidades que tornam mais prático o seu uso.

Como explica o diretor do Departamento de Educação básica (DEB/Semed), Ricardo Abreu, a Semed pretende promover capacitações para profissionais das escolas a fim de auxiliar quanto à utilização do sistema.
 
Ricardo informou que as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, no bairro São Conrado, e de Educação Infantil (Emei) João Batista Douglas de Souza, no bairro Santa Maria, serão unidades de ensino pilotos para a nova funcionalidade do sistema.

"Esse início de ano foi desafiador para quem trabalha com planejamento, seja de gestão de pessoas, pedagógico, ou em outra área. Portanto, estamos tratando de algo que vai trazer uma tratativa mais leve em relação à vigência do Gier e, com a nova funcionalidade, queremos tirar boa parte do peso em relação ao uso do programa", explica o diretor do DEB.

Aplicativo do Educador
Neste período de teste, a Educação de Aracaju solicita que os professores da Emef José Conrado baixem o aplicativo, o qual será monitorado por até 60 dias, em um período de teste. O objetivo é verificar a utilização por parte dos docentes e que em até 90 dias a Semed possa realizar os ajustes necessários e oficializar o uso do aplicativo por toda rede, reduzindo, assim, qualquer dificuldade em relação ao sistema.

Vacinação e outras demandas
Na reunião, a Semed também informou sobre a vacinação nas escolas, para os alunos com idade de 5 e 17 anos, e demais profissionais que atuam nessas unidades; orientou as equipes diretivas a dialogar com os pais a respeito da importância da imunização para toda a sociedade; e sanou dúvidas dos gestores.