Defesa Civil monitora cheia de canais provocada pela maré alta

Agência Aracaju de Notícias
03/03/2022 19h17

Após o alerta de chuva moderada para as próximas 72h emitido nesta quinta-feira, 3, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, identificou pontos de alagamento no período da tarde na Zona Sul de Aracaju e colocou as equipes de prontidão in loco para verificar efetivamente a possibilidade de riscos para a população.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o alagamento foi registrado na avenida Prof. Acrísio Cruz e na rua Guilhermino Rezende, além de localidades próximas dessa região, no bairro 13 de Julho. O transbordamento do canal foi provocado pelo fenômeno da maré alta. “A gente tem uma maré de 2,2 metros que é considerada como limite de transbordamento, mas não deve atrapalhar o trânsito de veículos nem entrar em residências, apenas faz com que fique com uma lâmina d'água em algumas ruas do bairro”, explicou Silvio.

Ainda de acordo com o coordenador, no conjunto Estrela do Oriente, localizado no bairro Bugio, Zona Norte da cidade, o canal que passa pelo local também está cheio por conta da alta da maré, mas não chegou a transbordar. O mesmo ocorre no jardim Centenário e, independente de chuva, pode ocorrer transbordamentos nesses locais.

“O risco da maré alta é que ocorra ao mesmo tempo de chuvas fortes, pois essa combinação pode fazer com que o impacto das chuvas seja maior, já que não tem como o canal absorver a água da precipitação, pois está cheio pela maré alta. No momento, permanecemos com nossas equipes de prontidão monitorando a situação”, enfatizou o major.

Serviço de Alerta - 40199
 
O serviço de alerta por SMS - 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre possibilidade de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro no serviço é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.