Ano letivo 2022: mais de 800 estudantes já foram vacinados nas escolas municipais

Educação
16/03/2022 11h00

Para garantir as aulas presenciais na rede municipal de ensino e a segurança da população, a Prefeitura de Aracaju, através de parceria entre as Secretarias Municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS), retomou a vacinação contra a covid-19 nas escolas. As ações de imunização, que foram iniciadas em novembro e suspensas em dezembro, em razão das férias escolares, foram retomadas em  7 de março, com o início do ano letivo 2022.

Desde então, 872 estudantes já foram imunizados nas unidades escolares da rede municipal. A Prefeitura tem como foco o público dos 5 a 17 anos e a aplicação das doses acontece no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Mais de 39.087 crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 na cidade, o que faz de Aracaju a capital que mais vacinou as crianças nesta faixa etária.

"O papel da escola não é somente ensinar conteúdos didáticos, mas zelar pela segurança dos estudantes em diversos aspectos, e a imunização contra a covid-19 é uma iniciativa fundamental para a qualidade do aprendizado e do acesso ao ambiente escolar por parte do estudante. É uma ação conjunta, que segue um cronograma indicado por regiões e, diante disso, pretendemos vacinar os mais de trinta mil alunos matriculados entre as 74 unidades de ensino da rede", pontua a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

Para a vacinação de criança e adolescente dentro da unidade escolar, além da caderneta de vacinação e dos documentos de identificação, é necessário apresentar, assinado, o termo de autorização enviado pelas escolas às mães ou responsáveis. Neste termo estão os dados do aluno, o imunizante escolhido e a assinatura da pessoa responsável pela autorização da vacinação.

Antônio dos Santos, pai de Noemi Fraga dos Santos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, no bairro Santa Maria, acompanhou a filha no momento de vacinação na escola. "Estou muito feliz. Ela estava com um pouco de medo, mas eu, como pai, estou aqui para mostrar que a vacina é boa e faz bem para a saúde. Minhas doses estão em dia e eu quero isso para ela também", comenta.

Confira a programação dos postos de vacinação nas escolas:
Dia 17/03 - Não haverá vacinação nas escolas devido ao feriado de aniversário da capital

Dia 18/03
Escola Polo: Emef Presidente Vargas – Além dos alunos dessa escola, nesse mesmo local também serão vacinados os alunos da Emei José Garcez Vieira.
Escola Polo: Emef Prof. Rachel Cortes Rollemberg – Além dos alunos dessa escola, também serão vacinados nesse local, os alunos da Emef Alencar Cardoso e da Emei Ana Luiza Mesquita Rocha.