Plano Municipal pela Primeira Infância: Prefeitura realiza escuta das crianças

Educação
21/03/2022 11h45

A Prefeitura de Aracaju, de modo intersetorial, avança na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Nesta segunda-feira, 21, uma das etapas desta construção foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Givalda Santos Silva, no bairro Soledade, com a escuta das crianças.

A ação foi realizada com alunos de quatro e cinco anos e o objetivo foi entender quais os desejos que eles têm para a cidade em que vivem. Para isso, diversas estratégias lúdicas foram utilizadas, como o teatro de fantoches do grupo Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e a confecção de desenhos.

"Essa é uma das estratégias para a construção do Plano diretamente com o seu público-alvo: as crianças. Normalmente, temos uma visão em que os adultos falam pelas crianças, por isso temos essa proposta de ouvi-las, pois estamos pensando em uma cidade para elas. Vamos realizar essa escuta em todas as regiões da cidade, para que as crianças opinem sobre o que elas gostariam que tivesse no bairro, na rua onde moram. Que opinem sobre o que não está bom e o que querem que melhore", explica a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Núbia Lira.

Entre os desenhos confeccionados durante a ação, mais árvores nas ruas, praças e parquinhos infantis nos bairros estavam entre os mais frequentes. De acordo com a diretora da Emei, professora Maria da Conceição Teles, apesar de pequenos, durante o dia a dia as crianças conseguem expressar seus desejos em relação ao espaço onde vivem.

"Muitas vezes, a gente se engana e acha que crianças de quatro e cinco anos não têm muita noção das coisas ainda, mas eles são muito inteligentes e observadores e sabem dos seus direitos, do que podem ou não fazer. Temos um aluno que sempre volta para casa de ônibus, então ele disse que queria mais ônibus na cidade. Eles entenderam muito bem o recado dessa dinâmica", comenta a diretora.