Parquinhos e brinquedos fazem parte da rotina das escolas de Educação Infantil

Educação
08/04/2022 15h30

Além da estrutura física adequada, materiais pedagógicos também são foco do investimento da Prefeitura de Aracaju na Educação Infantil. Com parquinhos espumados e diversos tipos de brinquedos disponíveis para as crianças, a Educação municipal cumpre competências orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Todas as 46 unidades que ofertam Educação Infantil na rede municipal de ensino possuem parquinhos espumados, além de bonecas, carrinhos, jogos educativos  e muitos outros brinquedos que contemplam necessidades de desenvolvimento da criança.

“Brincar faz parte da aprendizagem deles e ajuda no desenvolvimento da criança. Eles interagem, compartilham, aprendem a respeitar a vez do outro. Esse investimento é muito positivo, pois o lúdico faz parte de toda a Educação Infantil, principalmente da creche”, afirma a coordenadora pedagógica da Emei Benjamin Alves, Mari Cândida Cruz. 

Iadrely Souza de Oliveira, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Emei Nunes Mendonça, conta que costuma usar jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem dos seus alunos, com o objetivo de desenvolver suas habilidades.

"Os brinquedos na Educação Infantil e na Educação Especial são imprescindíveis para desenvolver habilidades inerentes a cada faixa etária. O foco da Educação Infantil é desenvolver essas habilidades para o processo de alfabetização, que começa no primeiro ano do Ensino Fundamental. Aprender a pegar no lápis é um processo complexo, desenvolver a pinça com as mãos, que é a forma correta de pegar no lápis, a força que vai impor para poder desenhar a letra, tudo isso a criança vai desenvolver através das brincadeiras e do uso de alguns brinquedos", explica a professora.