Prefeitura promove reunião de validação estratégica para o Plano Municipal da Primeira Infância

Educação
12/04/2022 15h19

A Prefeitura de Aracaju tem trabalhado intensivamente na construção do Plano Municipal da Primeira Infância, que visa tornar a cidade um lugar mais acessível para as crianças. A iniciativa está relacionada com o Marco Legal da Primeira Infância, período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade. Neste intuito, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) está promovendo mais uma reunião intersetorial com os envolvidos no projeto.

Desta vez, o encontro acontece durante toda esta terça-feira, 12, no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). Estão envolvidas na construção e execução do Plano, 13 secretarias municipais, com coordenação da Semed e da Secretaria Municipal de Governo (Segov). 

Dividida por eixos, a reunião contou com momentos dedicados a assuntos como educação urbana e rural; saúde e inclusão; segurança, proteção e cidadania; habitação, ambiente urbano, cultura e lazer; gestão, integração e monitoramento. Em etapa final da construção dos eixos estratégicos formulados por cada secretaria ou órgão da Prefeitura envolvido, cada grupo de trabalho explanou suas propostas, promovendo a revisão conjunta e os ajustes necessários de cada item. 

A secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, pontua que momentos como este são de grande importância para a consolidação de diversas ações elaboradas para proporcionar, de forma efetiva, o desenvolvimento da criança. Para ela, estes serviços pensados estrategicamente, a partir de cada eixo, tornará Aracaju uma cidade mais acolhedora e que impulsiona o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a infância.

"O dia de hoje é a validação das propostas que foram apresentadas no último seminário, sob a participação da coordenação de planejamento estratégico da Prefeitura. O objetivo é validar essas ações com todas as secretarias e órgãos envolvidos na oficina, para que a gente possa dar consistência a essas propostas e ir construindo os primeiros passos para o Plano da Primeira Infância, colocando Aracaju como uma cidade que tem uma ação séria e responsável voltada a este público", ressalta a secretária Cecília Leite.

Após esta reunião, quando validadas as propostas, a comissão de redação, formada por seis setores da Prefeitura, produzirão a primeira versão do Plano Municipal. Este deverá seguir para aprovação no Conselho Municipal da Criança e do Adolecente (CMDCA), para a Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) e, enfim, para a homologação do prefeito Edvaldo Nogueira. Cada secretaria poderá fazer valer, desta forma, os direitos da criança através de suas ações e serviços e alcançando uma cidade pensada, também, para a infância.

Técnica da Semed e articuladora do projeto, Vilma Mendes destaca que as treze secretarias que integram o grupo de trabalho intersetorial vêm se debruçando sobre resoluções para a primeira infância no município de Aracaju há mais de um ano. Segundo ela,  já estão sendo definidas estratégias a partir do desafios que relataram um diagnóstico. 

"Hoje, estamos com esse material construído e cada grupo que foi formado levantou metas e estratégias que devem fazer parte do Plano Municipal da Primeira Infância. Cada setor está revisando suas metas, rediscutindo suas estratégias e reformulando o que for necessário. A intenção é que a gente saia daqui, após este dia de reunião, com o marco estratégico do nosso projeto validado", detalha Vilma Mendes.