Feiras de pescados: Prefeitura conclui montagem da estrutura na região central

Agência Aracaju de Notícias
12/04/2022 17h42

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou, na tarde desta terça-feira, 12, a alocação dos permissionários e feirantes que vão comercializar na feira de pescados montada na Praça Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais, nos dias 13, 14 e 15 deste mês.

Tradicionais na cidade, as feiras de pescados são organizadas anualmente pela Emsurb, que disponibiliza para os comerciantes toda a estrutura necessária para a comercialização de peixes e mariscos, a qual é ampliada durante a Semana Santa.

“Temos aqui 80 bancas, mas são mais de 150 feirantes interessados, porque é uma feira que tem uma visibilidade muito boa e é muito abraçada pela sociedade. A previsão é de uma frequência grande de consumidores este ano, bem como de volume de vendas, o que movimenta bastante a economia nesse período difícil que nós passamos, e isso deixa os feirantes muito felizes. A Feira dos Pescados, este ano, promete ser um grande sucesso”, explica o gerente de abastecimento da Emsurb, Henrique Garcia.

Há 35 anos, Alda Rodrigues comercializa pescados em Aracaju. Habituada com as vendas no período da Semana Santa, ela ressalta que a expectativa para as vendas deste ano está alta, tendo em vista o período conturbado vivido nos últimos dois  anos por conta da pandemia de covid-19.

“A expectativa está muito grande, porque já começou da semana passada, quando a gente começou a ter um aumento nas vendas. Eu tenho uma clientela que já me acompanha ao longo desses anos e eu já informei pra todos que vai ter feira novamente aqui na praça. Aqui fica uma coisa super organizada e limpa, então o pessoal tem prazer de vir, é uma tradição. Todo ano aqui fica cheio, porque o pessoal sempre vem atrás do pescado", afirma a comerciante.

Natanael Jesus, que também comercializa pescados, enfatiza a importância de a Prefeitura garantir estrutura de qualidade para os feirantes que, consequentemente, podem passar a oferecer um serviço melhor para os clientes, contando com barracas novas, limpas e toda uma estrutura que assegura conforto para quem vai comprar.

“Este ano está muito bem organizado, com bancas novas, padronizadas. A Prefeitura fez um bom trabalho, pois contamos com a equipe da Emsurb aqui, que orienta o fluxo de pessoas, mantém o controle do movimento e deixa tudo organizado. Agora, a nossa intenção é vender bastante peixe para tirar o prejuízo que já tivemos nos últimos meses”, destaca o vendedor.

Para a feirante Simone Alves, a principal vantagem da feira é a de ser realizada entre os mercados centrais, o que ajuda bastante nas vendas. “Aqui, graças a Deus, a gente se sai bem, porque temos o mercado e a praça de eventos, então o pessoal já desce aqui e vem direto comprar o pescado, o que deixa a gente muito feliz”.
 
Cris Costa concorda com Simone e, segundo ela, que também comercializa dentro do mercado, na feira, por ser um espaço aberto, ao ar livre, "as pessoas têm mais espaço para circular, e por ser no Centro, as pessoas que passam na rua acabam vindo e tendo interesse em saber o que estamos vendendo, por isso sempre alguém acaba comprando algo”.
 
Feiras de pescados
Além da região dos mercados centrais, a Prefeitura realizará feiras de pescados, também, nos bairros Bugio e América. "A feira do Centro será realizada nos dias 13, 14 e 15, e contará com 80 bancas; a do bairro Bugio, nos dias 14 e 15, terá 40 bancas; e a feira do Bairro América, que contará com 20 bancas, será realizada na sexta-feira, 15", detalha o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo, ao informar que todas elas funcionarão das 6h às 12h.