Em parceria, Prefeitura e MPT garantem acesso de estudantes ao Jovem Aprendiz

Educação
13/04/2022 15h30

A Prefeitura de Aracaju firmou mais uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) assinou contrato de parceria com o MPT, Senac e a empresa Multiserv para o Programa Jovem Aprendiz.

A iniciativa consiste em curso de informática profissionalizante e prática profissional para 14 alunos que já estão no ensino médio, mas que concluíram, recentemente, o 9º ano do ensino fundamental na rede municipal.

As práticas acontecem de forma remunerada e os estudantes são egressos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Juscelino Kubitschek, do bairro Coroa do Meio; Sérgio Francisco, do Lamarão; Laonte Gama, do Santa Maria; e Jornalista Orlando Dantas, do bairro Olaria.

A parceria com o Ministério Público do Trabalho tem sido construída desde o ano de 2020 e, desde então, junto à instituição, a Semed tem dialogado e apresentado resoluções sobre diversas frentes. A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, evidencia que uma dessas vertentes condiz com a Secretaria funcionar como campo de experiência de menores aprendizes.

"É algo que estamos fortalecendo e materializando a partir da assinatura dos termos desses educandos egressos da rede municipal. São experiências que podem mudar a vida desses jovens e, com certeza, irão contribuir para suas identidades enquanto profissionais, cidadãos e em suas trajetórias de vida e de empreendedorismo. A Educação de Aracaju vê isso como uma parceria muito positiva e que irá gerar novos desdobramentos desta ação", expressa a secretária.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Raymundo Lima Ribeiro , afirma que a Semed está de parabéns pela iniciativa e por ter topado este desafio que será, segundo ele, muito promissor para os adolescentes envolvidos.

"Essa oportunidade será muito boa para esses jovens que, hoje, estão no ensino médio, mas que no ano passado concluíram o nono ano em uma das escolas da rede. Que outros estudantes, no futuro, possam também ser contemplados. A gente agradece muito, enquanto Ministério do Trabalho, por poder recepcionar na experiência prática, através de catorze aprendizes do ensino público", ressalta o procurador.

Como presidente do Conselho Municipal de Educação (Conmea), Núbia Lira diz que esta é uma parceria que resulta em um caminho enriquecedor para a vida profissional dos estudantes.

"No entendimento do zelo pela qualidade de formação dos nossos adolescentes, das nossas crianças, em cada uma das escolas compreende a relevância desta ação da Semed e do Ministério Público do Trabalho na formação de estudantes para a inclusão no mundo profissional. Essa inserção de jovens aprendizes, com o início desta interface entre a sala de aula e a entrada no mercado de trabalho, oportuniza aos nossos ex-alunos a se prepararem para exercerem este condicionamento para sua trajetória profissionalizante", pontua Núbia.