Prefeitura promove curso de formação voltado para a educação infantil

Educação
18/04/2022 18h36

Começou, nesta segunda-feira, 18, a programação de cursos formativos do ano letivo de 2022 para professores, coordenadores, diretores e suportes pedagógicos da rede municipal de ensino. A formação acontece de maneira híbrida, mesclando momento de reuniões onlines com oficinas realizadas de forma presencial, e é realizado a partir do programa Horas de Estudos. O evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe).
 
A Prefeitura de Aracaju oferta diversos cursos de formação continuada aos professores, gestores escolares e demais educadores da rede, refletindo, assim, em mais conhecimento e qualificação aos docentes. A programação dos cursos iniciados hoje é organizada pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed).

"Através de cursos formativos como este, a Semed trabalha na preparação, qualificação e atualização constante dos educadores da rede. Vivemos um novo contexto da Educação, com adaptação de novas formas de aprender e de ensinar, por conta da pandemia. Portanto, se faz fundamental refletirmos sobre caminhos novos, visões diferenciadas sobre o ato de educar e abrir possibilidades para as práticas educativas”, explana a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

Ao todo, serão ofertados cinco cursos, com duração de três meses cada, que discorrerão sobre os seguintes temas: 'O Brincar Heurístico na Creche', ministrado por Diana Viturino; 'Bebês em Movimento', por Valéria Rezende; 'Oralidade, letramento e Imaginação', por Gracianne Fonseca; 'Ateliê na Educação Infantil',  por Coracy Schueler; e 'Pensamento Matemático e Científico', por Jussara Almeida.

Segundo a técnica da Coeinf, Valéria Rezende, o objetivo geral desta programação é qualificar as práticas das escolas a partir da reflexão dos métodos, promovendo, através das oficinas, um encontro de saberes. Desta forma, ainda, é possível trazer algumas referências e reflexões.

"Meu tema, por exemplo, é Bebês em Movimento, e quando se fala nisso muitos acham que é trabalho corporal, mas na educação infantil, o educar e o cuidar são indissociáveis. O corpo pensa, se constitui como ser humano e se forma como personalidade. Assim, queremos pensar sobre as potencialidades da criança. Como ela vive no espaço social, que é a escola ou a creche, que é a segunda casa delas, onde vivem momentos de cuidados longe da família, onde encontram profissionais que possam dar o melhor atendimento possível", detalha a técnica Valéria.

Também técnica da Coeinf, Coracy Schueler trabalhará o conceito de ateliê, mas explica como este diverge do que é conhecido no senso comum, apenas voltado para o estético ou de galeria. Aqui é trabalhado o conceito de experimentação com as crianças. Uma vivência trabalhada com materiais diversificados a partir de variadas linguagens.

"Nesta experimentação, o intuito é que, através de seus educadores, as crianças da rede possam experimentar a terra, a argila e a água. Este é o objetivo do ateliê, ser um lugar prazeroso, interessante, bonito e alegre. No primeiro momento faremos rodas de conversa e promovemos o contato das educadoras com a arte. Por isso, estou levando coisas de natureza morta e materiais não estruturados, para que, diante essas ferramentas, das nossas reflexões e práticas, elas possam compreender este conceito da educação", ressalta Coracy.