Em fase final, construção da nova Emei da Farolândia ampliará ensino público à Primeira Infância

Obras e Urbanização
19/04/2022 15h35

Constituir um legado educacional que prepare as novas gerações para o futuro é uma das grandes metas estabelecidas pela Prefeitura de Aracaju. E um dos meios para consolidar este objetivo é a construção e reformas de escolas municipais de Ensinos Infantil (Emei) e Fundamenta (Emef).

Uma das unidades que, em pouco tempo, ofertará ensino gratuito, público e de qualidade às crianças é a nova Emei do bairro Farolândia, erguida pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

A escola terá capacidade de oferecer 268 vagas para crianças entre 0 a 6 anos, na fase da Primeira Infância. No momento, a obra está sendo finalizada, com implantação de cabeamento, forro, pinturas, revisão das instalações de louças e metais e assentamento de portas. Além disso, na área externa, estão sendo concluídos os passeios e meios-fios.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, as construções no âmbito da educação trazem perspectivas transformadoras para os munícipes. “São serviços de extrema importância, pois oferecemos estrutura de ponta nas unidades de ensino, seja nas reformas ou na construção de novas escolas. Todo o nosso trabalho é feito para garantir que os profissionais e os alunos possam desempenhar suas funções da melhor forma possível, em ambientes muito bem estruturados e modernos. Quando entregarmos o prédio à Secretaria Municipal de Educação (Semed), tenho certeza de que todos irão aproveitar muito bem, porque é uma obra altamente qualificada”, pontua.

A área, de 2.400 m², contará com lactário, 10 salas de aula, refeitório, copa, cozinha, horta e playground, alcançando uma área construída de 950m².  As salas serão divididas de acordo com a idade das crianças, sendo duas para cada faixa etária, classificadas em: Creche I (0 a 1 ano), Creche II (1 a 2 anos), Creche III (3 a 4 anos), Pré-escola 1 (4 a 5 anos) e Pré-escola 2 (5 a 6 anos).

A obra possui um investimento de R$3.183.669,19, proveniente do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).