Educação: ouvidoria torna mais próximo o relacionamento entre população e gestão

Educação
22/04/2022 09h12

Transparência e diálogo com a sociedade são peças fundamentais na administração pública. Na gestão da Prefeitura de Aracaju, a ouvidoria funciona como um canal direto entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a população, tirando dúvidas, recebendo sugestões e ajudando a solucionar problemas.

A ouvidoria da Educação conta com fáceis canais de acesso. Qualquer cidadão pode entrar em contato através do telefone 3179-2071, do Whatsapp 98136-1246 ou ainda pelo e-mail ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br. Também é possível solicitar pedido de e-Sic através da plataforma 1doc. O setor é vinculado à Ouvidoria Geral da Prefeitura e funciona em parceria com o órgão para dar celeridade às demandas recebidas através dos canais de atendimento.

“Em todas as escolas, temos cartazes distribuídos para que todos os pais, assim que entrem na escola, possam ver e saber que eles podem ter um canal direto de comunicação com a Semed e que podem entrar em contato para falar sobre qualquer assunto. Às vezes, a pessoa tem um problema e não sabe a quem recorrer. Nesses casos, pode ligar para a ouvidoria que fazemos os encaminhamentos”, explica a coordenadora do setor, Luzinete de Souza Gama.

Serviço
Com cinco anos em funcionamento, a ouvidoria da Educação já realizou mais de mil atendimentos por seus canais de comunicação. Quando a demanda de um manifestante chega ao setor, a equipe encaminha para a área responsável e busca uma solução para a demanda apresentada. Em até 30 dias, o manifestante receberá uma resposta sobre sua solicitação.

“Funcionários, sejam efetivos, cargos em comissão ou terceirizados, também podem utilizar os serviços da ouvidoria, inclusive, há a opção de fazer denúncias anônimas. Somos um elo entre a Gestão e a população, estamos aqui para ajudar, encaminhar, orientar e cobrar os resultados”, pontua Luzinete.

A coordenadora ainda lembra que, para qualquer solicitação, não é necessário ir presencialmente ao local. “Dispomos de canais de fácil acesso e tudo que resolvemos presencialmente, também o fazemos por telefone. Por isso, é preferível que todas as demandas sejam feitas pelos canais oficiais”, ressalta a coordenadora.