Prefeitura conclui entrega de materiais pedagógicos às escolas de Educação Infantil

Educação
12/05/2022 08h37

Visando melhorar cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem dos pequenos estudantes, a Prefeitura de Aracaju concluiu a entrega de kits pedagógicos em escolas da rede que ofertam Educação Infantil. A aquisição e distribuição foi realizada por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), seguindo competências orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os kits contam com parquinhos espumados, fantoches, jogos educativos, bonecas, carrinhos e outros brinquedos que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Através deles, é possível trabalhar a coordenação motora, estimular a imaginação e outros fatores fundamentais para o progresso de funções básicas em toda a vida.

A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, explica que a aquisição atende a um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos na educação básica que orientam as escolas a respeito das propostas pedagógicas.

"A aquisição destes materiais atendem aos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais (DNCs), assegurando que as crianças matriculadas em uma de nossas escolas tenham garantidos os seus direitos à igualdade de oportunidades educacionais, proporcionando as mesmas possibilidades entre alunos de diferentes classes sociais. Desta forma, é possível que possam vivenciar experiências diversificadas de movimentos e percepções corporais", afirma Núbia Lira.

Desenvolvimento das habilidades
Assim como nas demais escolas, os parquinhos espumados possibilitam mais conforto, segurança e estímulo aos pequenos estudantes da creche da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Fernando Guedes, no Bairro América. A diretora da unidade de ensino, Kátia Siene, explica que este material e demais brinquedos presentes no kit ajudam a desenvolver diversas habilidades.

"São brinquedos que trabalham a coordenação motora e que permitem a evolução das habilidades afetivas, já que os alunos podem fazer trocas do material, interagir e brincar com os coleguinhas. Além disso, há o fator cognitivo, que é estimulado através dos jogos de raciocínio, de montar, favorecendo a criança dentro do conceito pedagógico", explica Kátia Siene.

No mesmo bairro, na Emei Joaquim Cardoso de Araújo, a diretora Cristiane Souza compartilha da mesma opinião sobre o incentivo às habilidades das crianças. Ela se mostrou bastante contente com a diversidade dos brinquedos e diz que estes kits pedagógicos serão utilizados em um trabalho conjunto que somará às práticas pedagógicas da unidade de ensino.

"A gente vai ter uma série de habilidades a serem desenvolvidas. Tem a questão da coordenação motora, com os jogos de encaixe; veio um outro jogo muito interessante que trabalha as emoções, bem importante neste momento de pandemia; e outros itens que favorecem a aprendizagem dos nossos pequeninos", relata a diretora.