Sons no SUS: há 10 anos projeto leva música e humanização aos serviços de saúde

Saúde
01/06/2022 15h23

Oferecendo uma experiência musical para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de humanizar o atendimento prestado, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nos hospitais municipais, o projeto Sons no SUS, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju e coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completa 10 anos de fundação.

Nessa década de atuação, o projeto participou de dois eventos fora do estado e, entre os dias 1º e 3 de junho, participará do 3º Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS e da 2ª Mostra de Experiências em Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS, ambos realizados em São Paulo.

“É muito significativo que, justo ao completar 10 anos de projeto, tenhamos recebido esse convite que nos possibilita mostrar um pouco do nosso trabalho para gestores de todos os cantos do Brasil. Tivemos algumas formações, já que parte dos integrantes é formada por estagiários do curso de música da Universidade Federal de Sergipe. Prezamos pela garantia do harmônico (violão) e do melódico (já tivemos Clarinete, Flauta transversal e violino) e do percussivo (Pandeiro, zabumba, triangulo e outros efeitos), garantindo assim que experiência musical seja percebida da forma mais completa possível”, declara o coordenador do projeto, Murilo Andrade.
 
Atualmente, o grupo que compõe o Sons no SUS possui quatro integrantes, sendo dois deles estagiários: um do curso de Música e outro do curso de Teatro da UFS, o que o torna também um projeto de extensão acadêmica. Além das atividades realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, recentemente, o projeto firmou parceria com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da SMS.

“A visita musical leva bem estar e alegria para a rotina do usuário que se encontra acamado, mas também favorece familiares e profissionais, que se encontram inseridos na rotina de cuidados. Toda a energia trocada durante esses atendimentos torna a nossa atuação muito gratificante”, explica Murilo.

Participações em eventos

Além da participação desta semana, no 3º Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS e na 2ª Mostra de Experiências em Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS, realizados na capital paulista, o projeto Sons no SUS também já realizou intervenções em outros dois estados. 

Em 2014 o projeto foi levado para a I Mostra Baiana de Núcleos de Apoio á Saúde da Família que aconteceu em Salvador, e em 2016 para o 13º Fórum de Educação Popular – Frepop, que aconteceu em Recife.