Prefeitura inicia aplicação da Prova Diagnóstica de percurso na rede municipal de ensino

Educação
25/07/2022 13h16

A Prefeitura de Aracaju iniciou, na manhã desta segunda-feira, 25, a aplicação da Avaliação Diagnóstica de percurso da rede municipal de ensino. Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), até esta terça-feira, 26, serão avaliados aproximadamente 18 mil estudantes do ensino fundamental.

Durante o primeiro dia de aplicação, estão sendo avaliados em Língua Portuguesa os estudantes do 2° e 3° ano. Na terça-feira, essas mesmas turmas farão a avaliação de Matemática. Ainda na terça, os estudantes do 4° ao 9° ano farão os dois componentes curriculares. Todo este processo faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.

“Quero mais uma vez reforçar meus agradecimentos aos pais, responsáveis, gestores escolares, professores e aplicadores de prova pelo empenho. Esta avaliação vai nos proporcionar dados essenciais para compreender a evolução da aprendizagem dos nossos alunos no primeiro semestre letivo e para que possamos planejar de forma mais estruturada e precisa os caminhos pedagógicos que vamos seguir ao longo do segundo semestre de 2022. Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento educacional dos estudantes e, através das avaliações diagnósticas e de leitura, o que se tem demonstrado é que nossos alunos estão sim aprendendo com qualidade”, afirma o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Avaliação de percurso

Ao todo, 684 turmas do ensino fundamental estão participando da avaliação de percurso, que é a segunda do ano letivo. A primeira foi realizada em março, durante a primeira semana de aula, e a próxima será realizada no final do ano.
 
O objetivo da avaliação diagnóstica, explica o diretor da Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, é fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.
 
Desta forma, salienta o diretor, a prova de percurso avalia todas as ações realizadas durante o primeiro semestre do ano para ajustar o planejamento de acordo com os dados obtidos, analisando as forças e fraquezas da rede. 

“Nossa avaliação de entrada mapeou a situação dos nossos alunos no início do ano letivo e orientou nosso trabalho de formação continuada, de distribuição dos cadernos do Educaju, e serviu para que todas essas ações fossem desenvolvidas. Essa avaliação, realizada hoje e amanhã [dias 25  e 26], mapeia o desenvolvimento dos alunos no final do semestre e vai possibilitar novas estratégias de intervenção pedagógica para o segundo semestre”, frisa Evilson.

Todos esses dados serão discutidos com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede durante a Jornada Pedagógica, que acontece nos dias 31 de agosto e 1° de setembro. 

“Essa avaliação está nos dando um norte, ajudando a nos preparar mais para a próxima prova do Saeb, e esperamos para nossa escola o mesmo resultado positivo que tivemos com as provas de leitura. Aguardamos os resultados da avaliação diagnóstica para nos prepararmos para comandar o segundo semestre da melhor forma possível”, destaca o diretor da Emef Rachel Cortes Rolemberg, George Muniz.

“Estamos vendo um resultado bastante positivo com essas ações realizadas pela Semed, tanto do Educaju, como destas avaliações.  Essa segunda avaliação diagnóstica vai mostrar o resultado do nosso trabalho realizado no primeiro semestre e também nos orientar acerca das nossas ações  no segundo semestre, dando um direcionamento, mostrando onde podemos melhorar e como poderemos ajudar mais nossos alunos”, ressalta a coordenadora pedagógica Joseane Bonfim.