Rede municipal de ensino celebra 60 anos da Emef Otília de Araújo Macêdo

Educação
27/07/2022 14h57

Para celebrar seus 60 anos em atividade e fomentar a história da Educação na capital, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte, promoveu uma programação especial de comemoração. Nesta quarta-feira, 27, os alunos participaram de atividades alusivas à data, no pátio da escola, com dinâmicas, homenagem à Educação Especial e apresentações musicais.

Na noite da segunda, 25, foi realizada uma missa solene na Paróquia Pio X, que contou com a presença do secretário Ricardo Abreu, da equipe diretiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e de membros da comunidade escolar, como gestores escolares, professores, funcionários, estudantes e suas famílias. Ex-morador do bairro 18 do Forte, o gestor da Educação de Aracaju afirma que a escola faz parte de um conjunto de unidades de ensino da zona Norte da capital, com as quais se identifica bastante.

"Fui criança e adolescente no bairro 18 do Forte e tenho a clareza da importância de todas as unidades de ensino presentes na comunidade. Foram muitas pessoas que tiveram suas oportunidades na vida maximizadas pelo trabalho abnegado dos profissionais que por lá passaram. Os meus parabéns e felicitações e, em nome de toda a Semed, desejo que a instituição tenha vida longa e continue formando cidadãos e fomentando o desenvolvimento daquela região", destaca o secretário Ricardo Abreu.

Também foram entregues placas em homenagem a pessoas que fazem parte da história da escola. 

Diretora da Emef desde 2014, Silvania Nogueira diz que a instituição tem participação ativa na rotina da comunidade. 

"É um desafio lidar com várias personalidades através da educação, mas é bastante prazeroso, principalmente por ver nossos alunos crescendo, se formando. Também sou moradora deste bairro e coloco as famílias dos nossos estudantes como se fossem minhas. Então, é importante celebrarmos esta relação, homenageando aos que já passaram por aqui e quem faz parte da nossa história. Agradeço muito aos funcionários, cada um, como coordenadores, professores, porteiros, cuidadores, profissionais da limpeza e da cozinha", explana a gestora escolar.

Nas celebrações ocorridas durante o dia 27, a grande atração foi a Banda Marcial 28BC. 

"Temos uma parceria com o Exército Brasileiro, através do Quartel do 28º Batalhão de Caçadores de Aracaju. Nossos alunos participam do projeto Forças no Esporte e, como a instituição está localizada neste bairro, está sempre presente na vida escolar dessas crianças e jovens. Quando idealizamos esta comemoração, já pensamos neles. É uma alegria terem aceitado o convite", conta o coordenador pedagógico da Emef, Alessandro Félix.

História

Com 77 anos, o senhor Adelino dos Santos foi funcionário da Emef por 27 anos e aposentou-se há nove. Ele fez questão de estar presente nas celebrações.

“Eu morava no bairro há um ano quando a escola foi inaugurada. Meus irmãos estudaram aqui, minha esposa foi merendeira e eu trabalhava na secretaria. Para mim, é uma satisfação estar em mais um aniversário da Otília. Parabenizo todos os que já passaram e os que hoje estão aqui. A festa está muito organizada e isso é uma maravilha", detalha Adelino. 

A Emef Otília de Araújo Macêdo foi fundada em 1962, pelo então prefeito José Conrado de Araújo, que homenageou sua irmã dando-lhe seu nome à escola. Quando fundada, a unidade escolar tinha apenas duas salas e atendia um quantitativo de 140 crianças, do 1º ao 4º ano. Sua primeira diretora foi Ofenísia Carvalho e o número de turmas e séries foram sendo ampliadas ao longo do tempo. Hoje, são 576 alunos matriculados na unidade de ensino.