Guardas municipais de Aracaju passam por estágio prático em armamento e tiro

Guarda Municipal
09/09/2022 15h49

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), deu início a mais um módulo do estágio de qualificação profissional anual de seus servidores. Neste mês de setembro, todos os integrantes da corporação, aptos ao porte de arma de fogo, passarão por atualização na disciplina armamento, tiro e munição.

Ministrada pelo supervisor da GMA e instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal (PF), supervisor Tiago Emanuel, e monitorada pelo guarda municipal de primeira classe e instrutor de tiro Thadeu Soares, as aulas teóricas e práticas ocorrem na Academia de Polícia Civil (Acadepol) até o próximo domingo, 11.

"A Prefeitura de Aracaju, por meio da Semdec, tem investido na capacitação continuada de nossos guardiões. Mensalmente temos promovido cursos e capacitações nas mais variadas áreas do conhecimento, com o intuito de tornar o profissional que trabalha na ponta do serviço, nas ruas e espaços públicos, cada vez mais preparado para enfrentar as situações ordinárias e mesmo as excepcionais. Seguindo uma normativa da Polícia Federal, estamos realizando esse estágio com prática de tiro, uma capacitação ministrada exclusivamente por nossos guardiões devidamente capacitados e credenciados", salienta o diretor-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça. 

As aulas preveem a recapitulação teórica do funcionamento de armas de fogo de repetição, procedimentos de segurança, técnicas de tiro visado e tiro policial e por fim, a prática de disparo no estande da Acadepol.

O guarda municipal de 2° classe Dário Vieira, atualmente, desenvolve suas funções na Ronda dos Mercados e, de acordo com ele, a possibilidade de rever, anualmente, o que foi aprendido durante o período de formação é muito importante.

"A possibilidade de frequentar novamente a sala de aula, de rever conceitos e poder utilizar uma de nossas ferramentas de trabalho num local especialmente adaptado é fundamental para nosso preparo técnico e emocional. É muito importante que a corporação continue promovendo as capacitações e oficinas práticas. Com isso, ganham todos: o servidor que continuamente se qualifica e a população que tem a certeza de que conta com uma Guarda Municipal efetiva e preparada", afirma Dário.