Empenho dos professores tem sido fundamental para os avanços na Educação de Aracaju

Educação
14/10/2022 16h57

O empenho dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju tem sido fundamental para o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem realizado para fortalecer o ensino e a aprendizagem na capital, e para minimizar os efeitos da pandemia, no âmbito educacional. Através do contato direto do educador com o aluno, no dia a dia da sala de aula, as estratégias da rede estão sendo postas em prática e grandes resultados têm sido conquistados, como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o avanço nos níveis de leitura e alfabetização.

Durante todo o ano letivo, os docentes da rede passam por formações em variados temas, promovidas pela Semed, por meio do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe). Além disso, somente neste ano de 2022, a Educação investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de 1.900 amplificadores de voz para serem utilizados para os professores em sala de aula. Para auxiliá-los nas práticas do programa Educaju, foram fornecidos materiais didáticos complementares.

“Temos acompanhado, diariamente, a evolução da nossa rede e isso se deve ao trabalho de todos os professores e professoras, que são o alicerce da rede municipal de ensino de Aracaju. Temos uma Educação Infantil fortalecida, um Ensino Fundamental que apresenta resultados positivos nos índices das avaliações oficiais e nos níveis de leitura e uma Educação de Jovens e Adultos baseada no respeito e na humanização. Este ano de 2022 se mostrou repleto de desafios, os quais, a partir do empenho de cada profissional da Educação, seja em sala de aula, seja na gestão das unidades escolares ou nas funções administrativas, temos enfrentado e vencido com maestria. Neste dia 15 de outubro, quero expressar minha gratidão a todos os meus colegas professores pela dedicação e pelo zelo em cada aula ministrada”, destaca o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

Como diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) Semed, Evilson Nunes, afirma que, com o retorno das atividades presenciais, o papel do professor, que já era essencial, se tornou ainda mais desafiador. Segundo ele, nos momentos mais críticos, toda a educação e os educadores conseguiram apresentar um trabalho fundamental.

"Encontramos uma sociedade com aumento das taxas de violência, miséria e a escola tem sido um refúgio para aqueles que mais necessitam. Neste sentido, o papel do professor se amplia e tenta, através da educação, garantir um futuro para crianças e jovens dessa sociedade que encontram-se em situação mais vulnerável. Todos estão de parabéns pelo trabalho e esforço que vêm desenvolvendo. Os resultados demonstrados para a população aracajuana são cada vez mais eficazes, graças ao trabalho incansável dos docentes da nossa rede", afirma Evilson.

Trabalho compartilhado

Durante os primeiros anos da pandemia, a professora Aline Ávila, que lecionava para as turmas do 3° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Tancredo Neves, criou um canal no YouTube e demais ferramentas diferenciadas para o fortalecimento da aprendizagem.

"Em 2020 fiquei um pouco angustiada e sem saber o que fazer porque nunca tinha trabalhado no formato à distância com as crianças. Percebi que eles estavam sentindo minha ausência, fui procurar ajuda e uma amiga me sugeriu começar a gravar vídeos para conseguir chegar o mais próximo possível dos alunos, para saberem que tinha um professor ali, preocupado com elas. Outros docentes pediam os materiais e todos gostavam bastante, inclusive as crianças e suas famílias", relata Aline.

Hoje, ela faz parte da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do DEB, auxiliando na prática de ações para a recomposição da aprendizagem.
 
"No início deste ano recebi o convite para trabalhar no DEB, na formação de outros professores da rede e ampliação do esforço para o aprendizado dos alunos. Vejo esse momento aqui na Secretaria como algo muito bom. Estudamos e trabalhamos para poder levar mais conhecimentos a outros docentes. Eles participam da formação e replicam o que passamos em sala de aula. Espero que possamos diminuir a defasagem e continuar avançando", pontua a professora.