Semed apresenta resultado do 3º ciclo de Prova de Fluência Leitora

Educação
20/10/2022 13h11

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu reunião com os coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) para devolutiva do 3º ciclo de avaliação de leitura. O encontro aconteceu no auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos. Além de apresentar os comparativos e discorrer sobre os dados obtidos, a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) ouviu os educadores e dialogou sobre questões pertinentes.

Os dados do terceiro ciclo da Prova de Fluência Leitora, aplicada entre os dias 10 e 18 de outubro, a alunos do 1º ao 5° ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju, apontam evolução nos níveis de leitura dos estudantes, com crescimento significativo entre o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados são frutos dos esforços da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para fortalecer a alfabetização na rede.

Desde o primeiro semestre do ano letivo de 2022, a Educação de Aracaju tem implementado ações para fortalecimento e recomposição da aprendizagem dos alunos, após os primeiros anos da pandemia e dos efeitos por ela causados no âmbito educacional. Estratégias como o Programa Educaju, reforço escolar, reenturmação dos alunos e o Programa de Tutoria Pedagógica têm contribuído para o desenvolvimento do estudante.

"Temos avanços em cada unidade da rede e os resultados são expressivos. Conseguimos, nesses 45 dias, desde o retorno das aulas letivas no segundo semestre de 2022 até a data de ontem, que cerca de 700 estudantes, do 1º ao 5º ano, deixassem a condição de não leitores e avançassem no domínio da leitura. É um número significativo, dado o espaço de tempo em que a gente continua nesse trabalho individualizado de acompanhamento para garantir o aprendizado dos alunos", pontua o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, Evilson Nunes.

Somente nas turmas do 1º ano, por exemplo, houve uma diminuição de 51,6% para 40,3% em relação a não leitores, entre o 2° e o 3° ciclo da Prova de Leitura. No nível de leitores de texto com fluência, o 3º ano subiu de 24,6% para 27,1%. Já no 4º ano, a taxa aumentou de 30,5% para 37,8%.

Como coordenadora pedagógica da Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro América, Daniela Nascimento afirma que a Prova de Fluência Leitora do 3º ciclo tem demonstrado a importância dos trabalhos realizados com os alunos durante todo o ano letivo de 2022.

"Houve evoluções maiores, mais significativas, em algumas turmas, e, em outras, menos, mas o desenvolvimento foi geral. Agradecemos à Semed por todo apoio: o uso do Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju) é maravilhoso, e o trabalho dos estagiários do Tutoria Pedagógica tem nos auxiliado demais. Portanto, este é um momento de muita alegria e satisfação para mim, enquanto coordenadora e como profissional da rede", explana a coordenadora.