Em São Paulo, técnicos da Seplog participam de curso voltado para inovação promovido pelo BID

Planejamento e Orçamento
20/10/2022 15h06

A Prefeitura de Aracaju, através de técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), participa do programa de imersão BID ao Cubo, iniciativa do Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) e do Cubo Itaú voltada para a integração de instituições ligadas à inovação. 

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, e a diretora do Departamento de Programas e Projetos Especiais (DPE) da Seplog, Michele Lemos, representam a administração municipal no treinamento, que tem sua etapa presencial acontecendo de 19 a 21 de outubro em São Paulo (SP). 

A capacitação é promovida através de uma parceria entre o BID Lab e o Cubo Itaú, juntamente com a instituição Verbo Jurídico. Com o tema Governança Aberta para a Inovação no Setor Público, mais de 70 pessoas da América Latina e Caribe participaram da seleção, sendo apenas 30 contemplados com o curso, incluindo os representantes da Seplog. 

Segundo Augusto Fábio, a experiência obtida através das exitosas práticas de modernização na Prefeitura foram determinantes para que a equipe fosse selecionada. 

"Nossa equipe foi selecionada graças aos relevantes trabalhos de modernização e inovação na gestão pública que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju, ao longo dos últimos anos. Essa oportunidade está nos permitindo ver como está sendo tratada a inovação e o desenvolvimento digital na esfera pública por todo o país, e Aracaju, com certeza, está em lugar de destaque. Durante o treinamento, vamos agregar ainda mais conhecimento e ver o que está sendo posto em prática através da tecnologia, otimização de fluxo e formas de gerir processos de trabalho", avalia Augusto Fábio. 

As atividades online tiveram início no dia 20 de setembro, com videoaulas gravadas e encontros ao vivo. Ao todo, o treinamento conta com 60 horas/aula. Esta é a segunda edição do programa que, agora, conta, pela primeira vez, com a imersão presencial. O evento inclui dinâmicas imersivas e visitas a laboratórios de inovação, tendo parceria com instituições nacionalmente renomadas, a exemplo da Fundação Lemann e a rede Endeavor. 

Para Michele Lemos, a troca de conhecimento proporcionada por essa experiência resulta na execução de um trabalho ainda mais resolutivo. 

"A inovação no setor público é desafiadora, mas, com ela, nasce a expectativa de fazermos mais com menos, contribuindo para uma gestão mais eficiente, eficaz e ágil no atendimento dos diversos serviços públicos para a comunidade. Esse curso, em parceria com o BID, tem muita afinidade com todas as ações implementadas pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que oportuniza a cidade na governança digital, inteligente e aberta, sempre pautado na transparência das suas ações", analisa Michele.