Semdec apresenta Sistema de Comando de Incidentes à Força Nacional

Defesa Social e Cidadania
20/10/2022 17h11

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) integrou o curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimentos, voltado ao combate de Incêndio Florestal, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A ação aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução 1º de Outubro, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), para formação de alunos da Força Nacional.

Nos dias 17 e 20, o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, apresentou o módulo de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para mais de 65 alunos de Sergipe e de outros estados, que participaram do nivelamento na capital sergipana.

"O SCI ensina como montar uma estrutura organizacional para atendimento de ocorrências de baixa ou alta complexidade. Aqui estão alunos da Força Nacional, para adquirir esses conhecimentos e levar para o resto do Brasil", afirma o secretário.

O módulo possibilitou aos participantes ampliar conhecimentos sobre status do incidente; estrutura ampliada do SCI, bem como sua organização e níveis; fases de atuação das equipes de socorro, desde a chegada ao local do incidente até o final dos trabalhos realizados no local do evento; identificação das instalações; recursos e suas categorias; alcance e o controle do efetivo empregado; entre outros.

O subcomandante da Operação Queimadas de Sergipe, capitão Jânio, elenca o módulo de SCI como ferramenta essencial para auxiliar as equipes que atuam diretamente para a proteção dos cidadãos durante situações adversas. "A ferramenta de Sistema de Comando de Incidentes dará um suporte às equipes de socorro do Corpo de Bombeiros, em qualquer evento adverso que aconteça no estado", enfatiza.

Para o subcomandante, também é preciso capacitar os profissionais e nivelar os conhecimentos de todos os órgãos de proteção. “Isso vai trazer um benefício enorme para a sociedade porque eles estarão capacitados para desempenhar a função de combate a incêndios florestais em Sergipe como um todo, e também em todas as atividades inerentes ao Corpo de Bombeiros", explica.