No Dia Nacional da Alfabetização, rede municipal de ensino celebra resultados

Educação
14/11/2022 16h01

No Dia Nacional da Alfabetização, 14 de novembro, a rede municipal de ensino de Aracaju tem muito o que comemorar. A partir de estratégias que impulsionam o fortalecimento da aprendizagem, além de constante monitoramento, a rede tem registrado, durante o ano letivo de 2022, diversos avanços em relação à alfabetização dos estudantes. 

Desde o retorno às aulas presenciais, ainda em 2021, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou um processo de diagnóstico da aprendizagem para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos que estavam voltando à sala de aula após quase dois anos. Neste ano, a cada 45 dias, os estudantes passam por um ciclo de provas de fluência leitora, onde são classificados em níveis. Entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo, cerca de 700 alunos do 1° ao 5° ano deixaram a condição de não leitores e avançaram no domínio da leitura.

“O ano de 2022 tem sido um ano de resgate de todo esse processo de alfabetização, de definir onde a rede quer chegar a partir dos dados que foram mapeados no início do ano e essa estratégia de trabalho vem trazendo êxitos gigantescos no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Partimos de um cenário muito crítico no início do ano e, a cada ciclo avaliativo, o número de crianças e adolescentes não alfabetizados vem reduzindo gradativamente na perspectiva que possamos ter uma rede em que todo aluno seja alfabetizado na idade correta”, evidencia o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes.

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Brasil assume o compromisso de que todos os estudantes devem estar alfabetizados até o fim do 2° ano do ensino fundamental. De acordo com Evilson, através do mapeamento realizado pela Secretaria e a identificação dos estudantes que ainda não foram alfabetizados, será possível montar estratégias para alcançar este objetivo.

“Este é um compromisso para que, ao concluir o ciclo da infância, as crianças possam desenvolver todas as demais habilidades essenciais para a vida. Uma criança que não é alfabetizada na idade correta terá prejuízos na sua aprendizagem ao longo da vida escolar. Será um aluno que vai ter mais dificuldade em Língua Portuguesa, em Matemática, em compreender o mundo ao seu redor. Por isso, alfabetizar na idade correta possibilita que a criança tenha plenas possibilidades de se desenvolver na escola. Para que o aluno possa ser alfabetizado, ele precisa ter pleno domínio da leitura. Se o aluno não tem esse domínio, ele pode ser um mero repetidor de símbolos. Ler é a base para a alfabetização”, destaca Evilson. 

Desde o primeiro semestre, a Prefeitura de Aracaju tem posto em prática estratégias do programa Educaju voltadas para o fortalecimento da aprendizagem na rede. Além de materiais pedagógicos que foram entregues a professores e alunos, a iniciativa conta com capacitação dos educadores e ações, como avaliações diagnósticas e reforço, que visam recuperar o déficit de aprendizado consequente do período de ensino remoto, e combater a distorção idade-série.

“O programa Educaju, com seus materiais diversificados e adequados a cada nível que o aluno se encontra, com reforço bem claro da língua portuguesa, da matemática e fortalecimento da leitura através dos cadernos de fluência leitora, contribuem rapidamente para a evolução de uma aprendizagem das crianças. Esse material, aliado a formações continuadas desenvolvidas de forma direcionada para cada ano/série e para as dificuldades que os alunos apresentam, fazem com que a intervenção pedagógica seja direcionada para aquilo que o aluno mais precisa, para aquela dificuldade mais evidencia durante as avaliações”, conclui o diretor.