Na manhã desta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Aracaju realizou treinamento com manipuladores de alimentos responsáveis por elaborar alimentação escolar das entidades filantrópicas conveniadas à Secretaria Municipal da Educação (Semed). O curso foi realizado no auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos, e contou com a presença de profissionais e voluntários das instituições.
Organizado e executado pela Coordenação de Alimentação Escolar (Coae/Semed), o treinamento teve como objetivo capacitar todos os profissionais responsáveis pela elaboração da alimentação escolar das entidades filantrópicas e, como consequência, fazer com que os alimentos para os alunos sejam ofertados de forma saudável e segura.
Tópicos como higienização de alimentos, controle no armazenamento e cuidados durante a produção dos cardápios foram explanados com o público presente através de palestras e dinâmicas. Outro tema discutido foi a importância do Programa Nacional de Alimentos Escolar (PNAE) e as suas principais normas.
"Enquanto pessoas que são os atores principais na alimentação escolar e inseridos no PNAE, eles precisam ser orientados e treinados para boas práticas. Desta maneira, por exemplo, estão contribuindo para que o aluno aceite melhor os alimentos. O nutricionista planeja o cardápio, mas é o manipulador que prepara a alimentação. Tudo isso acaba, também, contribuindo para que o estudante aceite a alimentação escolar", afirma a coordenadora da Coae, Larissa Coelho.
Aprendizado contínuo
A assistente social Valdinete Chagas é colaboradora voluntária no Lar de Zizi, localizado no bairro Luzia. Ela conta que, muitas vezes, entre os trabalhos na instituição, ajuda a cozinheira do local a preparar os alimentos das crianças. Para ela, é de extrema importância participar deste treinamento e poder auxiliar na preservação da saúde de todos.
"É o primeiro curso da área que faço e está sendo maravilhoso. Estou sanando dúvidas e aprendendo bastante para desenvolver um bom trabalho como voluntária. Há muitas informações novas para mim que aprendi hoje. Pensava que sabia e eu fazia, mas agora vi que estava fazendo de forma equivocada", relata Valdinete.
Manipuladora de alimentos no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), do bairro Santa Maria, Rosicleia de Jesus opina que é fundamental receber mais informações e aprendizados que possam melhorar o trabalho com os alimentos.
"Já faço outros cursos referentes à manipulação de alimentos, mas sempre surgem algumas dúvidas e precisamos reforçar nosso trabalho constantemente, com formas melhores de lidar com a situação dentro da cozinha. Já fiz outros cursos para a minha função e estou gostando bastante desse. O estreitamento na relação entre a Semed e as filantrópicas é muito importante e chega para nos ajudar ainda mais", afirma Rosicleia.