Prefeitura realiza ações alusivas ao Dia Municipal de Combate ao Câncer

Saúde
03/02/2023 15h59

Para alertar sobre prevenção ao câncer, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou ações alusivas ao Dia Municipal de Combate ao Câncer, celebrado no dia 30 de janeiro, data instituída a partir do Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria da vereadora Sheyla Galba.

As atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Hugo Gurgel, Celso Daniel, Geraldo Magela, Oswaldo de Souza e Fernando Sampaio, com a participação do Programa Academia da Cidade (PAC), palestras e orientações das equipes de médicos, enfermeiros, educadores físicos entre outros profissionais.

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, participou, ao lado da vereadora Sheyla Galba, do encerramento das ações na UBS Fernando Sampaio e destacou a importância do evento.

“Essas datas são extremamente necessárias para que nós possamos enfatizar um olhar atento à saúde, mantendo práticas que contribuam para a prevenção da doença, diminuição da mortalidade frente a diagnósticos positivos, além de informar sobre os serviços disponíveis para todos”, disse.

Fluxo de atendimento
A Saúde de Aracaju possui serviços disponíveis nas UBSs com agendamento espontâneo para pacientes com suspeita de diagnóstico de câncer, com consultas médicas e de enfermagem, com protocolos específicos para acolher cada vez melhor.

O usuário Rosalvo dos Santos, 79 anos, paciente oncológico, participou da ação na UBS Geraldo Magela. “Descobri a doença tardiamente, em 2015, por não procurar o médico, mas consegui dar seguimento ao meu processo de tratamento pelo SUS. As pessoas precisam saber como é importante descobrir a doença o quanto antes, sem esquecer também de prevenir e realizar os exames regularmente”, disse.

A investigação de suspeita do diagnóstico é realizada na Rede Especializada, com solicitação de exames, diagnóstico, punção, biópsia e exame de imagem. Para os casos negativos, os encaminhamentos são voltados a acompanhamento terapêutico e orientações diversas.

Já os casos positivos são encaminhados para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), de gerência estadual, onde será realizada a análise do câncer, avaliação do grau para definição de plano de tratamento, que pode incluir medicações, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, cirurgia, além de novas consultas para avaliação dos resultados.