Centenas de pessoas participam da observação da Lua na CCTECA

Educação
04/03/2023 21h00

Com o céu limpo e uma boa visibilidade, centenas de pessoas participaram na noite deste sábado, 4, da observação da Lua, com telescópio, promovida pela Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), gerida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O evento atraiu pessoas de todas as idades, que também puderam observar os planetas Vênus e Júpiter em conjunção.

A observação com telescópios acontece desde o ano de 2009 em períodos de Lua cheia e de eventos astronômicos importantes. Os eventos são realizados em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease). O secretário da Educação, Ricardo Abreu, que acompanhou o evento, explica que a CCTECA tem como objetivo aproximar a população da ciência.

"A CCTECA é uma coordenação do Departamento de Educação Básica da Semed e tem como um dos seus de pilares aproximar a população aracajuana da ciência como um todo. Então, a programação do telescópio itinerante é apenas uma das programações da CCTECA. Dentro do seu espaço existe uma série de equipamentos que lidam com as leis da física e que recebe estudantes das escolas públicas e particulares e a população em geral. Então, hoje, nós estamos tendo aqui um evento de visualização de corpos celestes através deste projeto do professor Augusto Almeida e eu acredito que nas próximas edições nós vamos trazer estudantes da rede pública municipal e de outras redes, além de todo aracajuano que quiser participar da programação da CCTECA", destacou o secretário.

Enquanto faz a observação com o telescópio, o público também acompanha as explicações do professor Augusto Almeida, coordenador da CCTECA, que ensina, inclusive, a identificar constelações no céu a olho nu. "Hoje estamos com sorte, pois temos uma visibilidade muito boa para fazer essa observação. No final do mês, quando a Lua voltar à sua fase quarto crescente, faremos nova observação. O espaço está aberto a qualquer pessoa que queira acompanhar e, inclusive, trazer seu próprio telescópio também", ressaltou Augusto. 

Além da observação, foram expostos pedaços de meteoritos de pedras da Lua, que fazem parte do acervo da CCTECA, que fica localizada dentro do Parque da Sementeira, com acesso pela avenida Oviêdo Teixeira.

Participação
O público compareceu em peso para o evento. Famílias inteiras aproveitaram a noite de céu limpo para observar a Lua e os planetas e aprender um pouco mais sobre astronomia. O estudante João Guilherme Brandão, de 13 anos, foi acompanhado dos pais e contou que adorou a experiência.

"É a primeira vez que eu venho aqui olhar a Lua e achei muito bom, muito bonito. Dá para ver bem  de perto, dá para ver todas as crateras, então é muito bonito. Eu gosto muito de aprender sobre planetas e quando meu pai disse que ia me trazer, fiquei muito entusiasmado e valeu muito a pena", disse o estudante.

O professor de física aposentado, Moisés Alecrim, sempre participa das observações promovidas pela CCTECA e comemorou a boa visibilidade desta noite. “Já vim outras vezes em que o tempo não ajudou, mas hoje está tudo muito bom. É uma excelente experiência inclusive para as crianças porque tem toda uma expectativa e curiosidade de ver o espaço, os astros, os planetas. É muito interessante e desperta o interesse da garotada em conhecer esse universo imenso”, frisou.

O vendedor Gabriel Mendonça também é frequentador assíduo dos eventos promovidos pela  CCTECA e conta que o equipamento municipal contribui para aproximar a população da astronomia.
 
"Eu sempre procuro vir porque é um assunto que gosto muito e passei a estudar mais sobre as estrelas e a observar também, principalmente porque gosto de ficção científica. De um tempo para cá, as pessoas têm visto muitas notícias sobre astronomia e tem se interessado mais, pois observo que o público aumenta a cada edição do evento aqui na CCTECA. Para ter um telescópio em casa é necessário uma boa estrutura, então, para quem não consegue ter um, aqui é uma boa oportunidade para aproveitar", conta Gabriel.