Aracaju 168 anos: Emsurb inicia cadastro para comércio ambulante durante shows

Serviços Urbanos
13/03/2023 16h50

É através da venda de bebidas em isopor que Sara Regina retira parte do dinheiro que precisa para manter em dia as contas de casa. Diante disso, a comerciante resolveu não perder tempo e compareceu à sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), nesta segunda-feira, 13, data em que a Prefeitura de Aracaju inicia o cadastro para comercialização de produtos durante os shows que celebrarão os 168 anos da capital. O período de inscrição encerra às 17h desta terça-feira, dia 14. 

“Minha expectativa não podia ser melhor, então tenho fé que vai dar certo, pois quero muito ser mais uma vez sorteada. A programação deste ano está ótima e não tenho dúvidas de que vai ajudar bastante quem conseguir estas vagas”, comenta Sara que, se contemplada, trabalhará pela segunda vez em um evento organizado pela gestão municipal. 

Para este ano, 121 vagas fixas estão sendo ofertadas, em cinco diferentes segmentos e limite de até uma atividade comercial por indivíduo. São eles: Isopor (58 vagas), Alimentos e Bebidas/Diversos (26 vagas), Drinks/Capetas (25 vagas), Tower (6 vagas) e Food Truck (6 vagas). De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), onde são efetuadas as inscrições, 288 cadastros foram registrados ao fim do primeiro dia do procedimento. 

Assim que soube do início do cadastramento pela televisão, Edileuza da Silva juntou os documentos necessários para tentar a sorte mais uma vez. Sobrevivendo da venda de cervejas, a também dona de casa demonstrou sentimentos que vão desde o entusiasmo com os possíveis lucros até a satisfação pelo processo de cadastramento. 

"A Prefeitura está de parabéns, pois essa é a terceira vez que participo e gosto bastante porque é tudo muito simples, sem burocracia e dá pra perceber a organização. Também adorei a programação, acho que a festa tem tudo pra ser um sucesso, com uma clientela muito boa. Com fé em Deus conseguirei mais este ponto”, afirma Edileuza, cujo último evento em que comercializou foi o Réveillon deste ano.  

Documentos para inscrição
No momento do cadastro, os interessados precisam apresentar originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF, além de um comprovante de residência válido e referente ao município de Aracaju. Além disso, ambulantes que manipulam ou vendem produtos de gênero alimentício deverão estar munidos do Certificado do Curso de Manipulação de Alimentos, expedido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) ou outro órgão, devidamente licenciado junto a Vigilância Sanitária. 

“Este é mais um feito da Prefeitura de Aracaju, buscando gerar oportunidades e renda para o bolso de trabalhadores e trabalhadoras. Mas para que seja mantida a ordem durante as apresentações musicais, é preciso que os ambulantes contemplados sigam atentamente as instruções para a não circulação no espaço do evento, uso da credencial de identificação, assim como outros pontos a serem observados pelas equipes de fiscalização”, orienta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

Programação 
Para marcar os 168 anos da charmosa capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju traz, entre outras atrações, shows artísticos de expoentes da música local e nacional. No feriado de 17 de março, na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, o evento comemorativo contará com as apresentações do coletivo sergipano Mulheres no Samba (20h30), Seu Jorge (22h) e Xande de Pilares (23h30).
 
Já no dia 18, também na praça dos mercados, ocorre um ato evangélico com performances da cantora Gabriela Rocha, às 20h10, e da banda Som e Louvor, às 21h40, além das sergipanas Laressa Abreu e Laiana Lamara.