Aracaju 168 anos: programação no Centro de Arte e Cultura J. Inácio anima o público

Cultura
16/03/2023 23h30

A comemoração do Aniversário de 168 anos de Aracaju começou com uma recheada programação no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), na véspera do aniversário, dia 16, o evento permitiu que várias linguagens artísticas fossem usufruídas pelos espectadores.

No início da tarde, crianças da rede pública de ensino e o público em geral, puderam escutar histórias sobre a cidade, narradas por contadores de histórias, da Academia de Contadores de Histórias. Ozeane Rosa ficou bastante satisfeita em poder trazer essa linguagem cultural para a programação.

“A coroação de história é uma arte milenar que vem encantando gerações e gerações, e a Academia de Contadores de Histórias vem sempre buscado divulgar cada vez mais essa arte para despertar memórias afetivas através das nossas histórias. Além disso, o nosso objetivo é proporcionar memórias a essas crianças para que, no futuro, quando elas lembrem que ouviram determinada história no aniversário de Aracaju”, comenta a contadora de histórias.

Outra atividade do evento foi a oficina de circo, organizada pela Aldeia Circo. “É uma honra muito grande participar da programação do aniversário de Aracaju pelo segundo ano consecutivo. Ano passado estivemos na Biblioteca Ivone de Menezes e, assim como este ano, foi uma experiência incrível”, explica a professora de circo Ane Mariano. 

A programação ainda contou com a Feira de Sebos, com os mais variados tipos de livros para doação e venda. Como também, apresentações de dança e música, de alunos e ex-alunos da Escola Oficina de Artes Valdice Teles.

Jislane Silva foi uma das alunas da Valdice Teles que se apresentou no concerto de violão, mostrando-se realizada em poder se apresentar no evento. “É muito importante para mim participar da oficina da Funcaju, em tocar com a professora, em se apresentar com o pessoal. Aqui foi legal porque é grande o espaço, mostrar para as outras pessoas o que aprendemos na Escola e o que a Funcaju proporciona”, afirma.

O teatro de rua do Grupo Teatral Boca de Cena encantou a todos com o “Espetáculo dos Cavaleiros da Triste Figura” no início da noite, trazendo a história de Dom Quixote como inspiração para a peça, desenvolvida pelo ator Rogério Alves. A professora Renata Alves estava na plateia e ficou bastante animada quando foi convidada para aparecer em uma das cenas. “É muito bom respirar arte, em ver uma programação repleta de atividades culturais. É importante que a Funcaju traga isso para a cidade, para que mais pessoas conheçam e aproveitem”, explica Renata.

A noite foi finalizada com atrações musicais: apresentação de três artistas sergipanos. O primeiro a se apresentar foi o Pardal MC, que trouxe músicas autorais que tratavam sobre ancestralidade e o combate a intolerância religiosa. Dialeto Nordestino seguiu, fazendo o público dançar um forrózinho, com músicas clássicas do gênero. Por fim, o Descidão dos Quilombolas trouxe o afoxé nos batuques dos tambores. 

A Programação do Aniversário de 168 anos de Aracaju segue com atrações musicais nos dias 17 e 18 de março, como também com a anual Corrida Cidade de Aracaju.


Confira a programação

17/03 - Shows Artísticos (Sexta-feira)
20h30 - Coletivo Sergipano Mulheres no Samba
22h - Seu Jorge
23h30 - Xande de Pilares

18/03 - Ato Evangélico (Sábado)
20h10 - Gabriela Rocha
21h40 - Banda Som e Louvor