Prefeitura intensifica ações de monitoramento e limpeza durante as chuvas na capital

Serviços Urbanos
21/03/2023 16h45

Nas últimas 48 horas, os pluviômetros da capital sergipana registram um acumulado de chuvas de 76,6 milímetros (mm). E para reduzir eventuais prejuízos à população, bem como ao funcionamento da cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), redefiniu o seu cronograma de monitoramento e de limpeza urbana para esta terça-feira, 21, contando com, aproximadamente, 90 profissionais atuando ao longo do dia.

Em pontos estratégicos e monitorados por equipes técnicas, a empresa municipal continua agindo preventivamente para evitar ao máximo o acúmulo de resíduos e materiais, sobretudo em áreas de risco. Em canais da cidade, por exemplo, recebem procedimentos para este fim aqueles situados na avenida José Rodrigues Sobrinho, rua João Gomes, prainha do Marivan e Largo da Aparecida. No total, 15 canais estão sendo acompanhados de perto pelas equipes. 

Para aliviar uma possível lentidão no escoamento das águas e conter elevação no nível dos canais, parte dos agentes se divide, também, em tarefas para desobstrução de bocas de lobo, fornecendo apoio operacional ao trabalho que já é feito, de modo regular, pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Durante o período da manhã, este tipo de intervenção foi realizada em trechos da rua Cedro (13 de Julho) e dos conjuntos JK e Santa Lúcia (Jabotiana).

O monitoramento de bueiros e canais também agiliza possíveis mobilizações que venham a ser necessárias. Para tanto, o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida, explica que as ações começam por volta das 6h, sendo observados aspectos relacionados ao fluxo dos córregos, pontos de retenção, nível da água, além de possíveis obstruções em galerias. 

“Além da chuva, foi montado todo um planejamento pensando, também, na alta da maré que, segundo o alerta emitido pela Marinha do Brasil, pode ultrapassar os dois metros nesta terça e quarta-feira. No fim da tarde de hoje, agentes estão sendo deslocados novamente para dar apoio nas bocas de lobos, deixando-as bem desobstruídas para que esvaziem de forma mais rápida, assim como na limpeza dos ecobueiros, começando pelos que estão instalados na avenida Francisco Porto”, esclarece Vinícius.  

Características como as condições geográficas, registro de um alto índice de descarte irregular e histórico de intercorrências fazem com que 20 localidades sejam monitoradas de perto pelas equipes da Emsurb. São eles: Salgado Filho, 13 de Julho, Porto Dantas, Jabotiana, Centro, Japãozinho, Santo Antônio, Soledade, Cidade Nova , Santa Maria, Ponto Novo, Luzia, Novo Paraíso, São José, Jardins, 17 de Março, Bugio, Santos Dumont, Dom Luciano e Lamarão.

A Emsurb executa também o monitoramento de árvores e galhos com risco de queda e o resgate de animais, de médio e grande porte, em vias e áreas públicas. No primeiro atendimento, a queda de uma árvore mobilizou agentes até a praça Maria Guadalupe, no bairro Inácio Barbosa. Já no trabalho efetuado pelo Centro de Apreensão de Animais, apenas um cavalo foi recolhido e conduzido ao setor, recebendo cuidados veterinários necessários.  

Conforme reforça o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a integração com outros órgãos da Prefeitura de Aracaju é parte importante para identificação antecipada de ocorrências.

“Junto com a Emsurb, secretarias como Defesa Civil do município, Emurb, SMTT, assim como outras, articularam todas as suas equipes, técnicas e operacionais, antes mesmo que as chuvas começassem a cair. Esta ação rápida é fundamental para que medidas possam ser tomadas, cronogramas possam ser postos em práticas e homens e mulheres deslocados para fornecer o suporte necessário, dando à capital o máximo de resiliência neste período. Ressaltamos, também, que a população precisa continuar atenta e relatar, imediatamente, através do 199 da Defesa Civil, qualquer situação emergencial”, enfatiza o gestor.