Secretaria da Assistência Social participa de Assembleia do Coegemas/SE

Assistência Social e Cidadania
23/03/2023 16h36

A Secretaria Municipal da Assistência Social participou, nesta quinta-feira, 23, da 1ª Assembleia Descentralizada do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe - Coegemas/SE.

O evento aconteceu no município de Nossa Senhora do Socorro e teve como objetivo discutir as alterações e atualizações do Cadastro Único, as mudanças no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), Programa Bolsa Família (PBF) e a dinâmica municipalista no processo de identificação das famílias unipessoais e financiamento do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas).

Além da secretária Simone Passos, que integrou a mesa de honra do evento, também esteve presente a diretora de Gestão Social da Habitação, Rosária Rabelo; a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira; e a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Catharina Menezes.

A Assembleia, que reuniu gestores de todo o estado, contou com palestras ministradas pela secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, e pela diretora de Gestão do Cadastro Único, Ieda Castro, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“Foi um evento enriquecedor, tendo em vista que estamos tendo mudanças no PBF que vêm fortalecer a política da assistência social, trazer mais oportunidade de garantia de direitos à população mais carente e fazer um realinhamento de todo o Bolsa Família, de toda a estrutura, dos usuários, dos recadastramentos e das ações de busca ativa que teremos. A equipe do ministério que estava presente esclareceu algumas dúvidas dos gestores municipais, houve debate, oportunidade de trocarmos ideias e entender esse novo contexto”, afirma a secretária Simone Passos.

A diretora de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda, Rosária Rabelo, destaca que foi de suma importância discutir as mudanças do Programa Bolsa Família em um encontro com todos os municípios sergipanos e a presença dos órgãos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

“Uma oportunidade de termos informações sobre as mudanças e alterações no PBF, mesmo porque o CadÚnico, que é a base pro PBF, durante os quatro anos do governo anterior foi totalmente desconfigurado. Na verdade, neste momento, temos uma retomada no sentido de recompor o CadÚnico, de dar todo o direcionamento da forma como ele deve funcionar, no sentido de gerar informação, de gerar diagnóstico, da realidade dos territórios e das famílias, para que a gente possa, de maneira efetiva, direcionar os benefícios do PBF para as famílias que estão realmente em situação de vulnerabilidade, de pobreza e que realmente precisem do benefício”, destaca.

Para a diretora do setor que gerencia o Cadastro Único no município de Aracaju, trata-se de um processo de discussão, que acontece em todo o país, sobretudo quando se considera que os municípios também terão um bônus financeiro, para que possam se organizar e colocar o CadÚnico na sua real função. "Foi muito importante todos os municípios sergipanos estarem reunidos hoje, trazendo as suas demandas e dificuldades, que geralmente são similares. Será uma força tarefa imensa, em que os entes federados precisam estar de mãos dadas para que possamos reconstruir o Suas”, pontua Rosária.