Prefeitura conclui aplicação de avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino

Educação
23/03/2023 16h35

Nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu a aplicação da Avaliação Diagnóstica de entrada na rede municipal de ensino. Durante os dias 21 e 23 de março, a avaliação foi aplicada para mais de 18 mil alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e é uma das ações que fazem parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal.

O objetivo da prova é obter dados relacionados ao desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática. A partir dos dados coletados, a Educação de Aracaju, junto aos gestores escolares e docentes de cada unidade de ensino, traçará estratégias e intervenções pedagógicas para alavancar o desempenho escolar de cada estudante. De acordo com o secretário de educação, Ricardo Abreu, anualmente a Rede aplica três avaliações para que seja possível acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.
 
“No primeiro mês de aula, aplicamos a prova de entrada, ao final do primeiro semestre, aplicamos a avaliação diagnóstica que chamamos de avaliação de percurso, e no final do ano, uma avaliação diagnóstica de saída. A partir delas, nós conseguimos acompanhar o desenvolvimento educacional do nosso estudante e também podemos planejar as ações continuadas dos nossos professores, diretamente a partir das necessidades dos estudantes”, destacou o secretário. 

Para Izabel Cristina, diretora da Emef Laonte Gama, as avaliações são muito importantes para pensar e executar estratégias a partir dos resultados obtidos. “É de grande importância a gente perceber como os nossos alunos estão. Então, essa avaliação diagnóstica de entrada nos dá oportunidade de traçar quais são os caminhos que nós temos a trilhar, para que, de fato, eles adquiram as competências e as habilidades necessárias para o ano escolar em que se encontram”, disse. 

A coordenadora pedagógica da Emef Professor Diomedes Santos Silva, Viviane Rocha Pinheiro de Santana, a avaliação de entrada ocorreu de maneira tranquila e organizada. “As provas chegaram com antecedência, dando tempo suficiente para conferência, e recebemos todo o suporte da equipe de apoiadores da Semed. Ter uma ideia de como nossos alunos voltaram das férias é fundamental para que consigamos encontrar o caminho certo a trilhar. Assim, fica mais fácil planejar para os pequenos, uma vez que a avaliação também nos permite compreender quais necessidades devemos atender”, concluiu.