Semed promoverá formação para servidores em tecnologias de informação e comunicação

Educação
28/03/2023 12h14

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), retomará a formação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para os servidores da pasta. Organizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), o curso será realizado no mês de abril, em data a ser definida a partir da procura do público, e ocorrerá no laboratório de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

Esta é a terceira edição da formação em TICs, voltada para gestores e secretários escolares e servidores administrativos. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de abril. O intuito do curso é que sejam trabalhadas habilidades para uso das ferramentas do programa LibreOffice Write, Calc e Impress, a plataforma Google com foco no Docs, Works, planilhas e apresentações, ferramentas que são as mais utilizadas no cotidiano de trabalho dos servidores. Também serão abordadas questões como a prática no projetor e no amplificador de voz.

Assessor técnico da DTI, Fabio Teles conta que o curso atende a demandas de necessidades de vários níveis, tanto daquele profissional que tem dificuldade com o computador em si, no manuseio, por exemplo, do mouse que pede uma boa coordenação motora, quanto dos que precisam de ajuda no uso de ferramentas e programas. De acordo com ele, esta também é uma oportunidade para cada profissional se atualizar acerca dos seus instrumentos de trabalho. 

"São algumas das coisas que cada um tem contato no seu dia a dia, então termina sendo muito gratificante quando vemos o brilho nos olhos dos profissionais que estão aprendendo, porque vai facilitar a vida em algo que, às vezes, lhes era de extrema dificuldade. Agora verão que podem produzir e que não é tão difícil quanto ele imaginava. Nosso departamento vem se empenhando em diversos campos e um deles é esse curso, porque entendemos que torna mais prática a rotina de trabalho", destaca Fábio.

Com carga horária de 16h e direito a certificado, a formação ocorrerá por quatro dias durante duas semanas, com previsão de dez participantes por turma. Os interessados em participar do curso podem fazer a inscrição a partir deste formulário online. O preenchimento dos dados tem a função, ainda, de subsidiar informações sobre o nível de conhecimento de cada ferramenta, por parte dos profissionais da Semed, e nortear o trabalho de preparação da formação por parte do facilitador. O formulário deve ser preenchido com cadastro feito com um e-mail do Gmail.

Como diretor do Ceafe, Willams dos Santos afirma que a iniciativa do curso surgiu a partir da observação de que muitos profissionais da Educação de Aracaju faziam seus trabalhos em programas diversos dos utilizados na Semed, e logo após passavam para as outras plataformas, devido a dificuldades no manuseio. Ela conta, ainda, que as turmas terão o limite de até dez participantes para que os ministrantes possam prestar a assistência devida a cada profissional.

"Por diversas vezes, a gente ouviu alguns colaboradores da Semed falando a respeito da dificuldade em utilizar algumas das ferramentas tecnológicas com as quais trabalhamos, como o Libreoffice, já que a maioria de nós está acostumado a usar programas de software de outra marca. Diante desta dificuldade, pensamos em oferecer esse curso de formação tecnológica para os técnicos, facilitando o trabalho de todos", ressalta Willams.

Ele pontua, também, que o curso não é obrigatório, e sim por adesão, mas é importante para quem tem dificuldade em habilidades tecnológicas. Willams adianta que outros cursos já estão sendo planejados para auxiliar os colaboradores da Semed.

"Também contamos com a parceria da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), para oferecer curso a exemplo da nova Lei das Licitações, e estamos planejando um conjunto de atividades formativas para nossos técnicos, para serem desenvolvidas em 2023. Outra questão pensada é a do patrimônio público e a sua utilização. E estamos sondando outras dificuldades, além das de aspecto tecnológico, para podermos oferecer as formações de acordo com todas as necessidades", explana o diretor.