Aracaju realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

Saúde
29/03/2023 17h27

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quarta-feira, 29, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Aracaju. O evento, que segue até esta quinta-feira, 30, debate, de maneira democrática, a situação da saúde na cidade, para elaborar, apreciar e deliberar propostas sobre as Políticas de Saúde para a capital sergipana.

A Conferência reúne usuários, trabalhadores da área e gestores para debater o tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia– Amanhã vai ser outro dia”. Durante a solenidade, aberta com apresentação do grupo Batalá, foram entregues placas comemorativas às pessoas escolhidas pelos segmentos que compõem o Conselho Municipal de Saúde.

O prefeito Edvaldo Nogueira participou da abertura e destacou os avanços do SUS na capital sergipana. “Este é um momento muito importante para a saúde do município de Aracaju. De discutir, ouvir e buscar as melhorias que o sistema de saúde da nossa cidade merece. Avançamos muito, modernizamos os nossos serviços, temos nos esforçado diariamente. Mas há novos desafios. E estamos dispostos a seguir trabalhando para encontrar as soluções, sempre tendo em vista atender bem as pessoas”, explicou o gestor do município.

Conferências Locais
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, entre todos os municípios brasileiros, Aracaju tem um diferencial: somente a capital sergipana possui conferências locais, ou seja, em cada localidade onde existe uma das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), houve discussões sobre propostas para os temas debatidos neste ano, o que significa  um marco para a cidade.

“Entre 7 de fevereiro e 24 de março, aconteceram as conferências locais em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, etapa preparatória que elaborou as propostas prioritárias de cada uma das UBSs e territórios do município de Aracaju, e elegeu, também, delegados e delegadas que estão fazendo parte desta 12ª Conferência Municipal de Aracaju. É preciso debater os principais problemas que vivenciamos hoje para melhor entendermos as necessidades e, principalmente, como vamos solucionar essas questões. Além disso, essas conferências servem para abrir perspectivas de garantia de direito à saúde de todos”, destacou Waneska Barboza.

Temas da Conferência municipal

Os temas tratados durante a 12ª Conferência Municipal de Aracaju são: eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia; e eixo IV - Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.

Para a coordenadora geral da Conferência Municipal, Núbia Santana Bispo, é um momento importante para a cidade. “Daqui, tiramos propostas para melhorar ainda mais a construção do plano municipal de saúde. Também é aqui que toda a sociedade se organiza, depois de participar das Conferências Locais, tirando propostas a nível Estadual e Federal”, detalhou.

“As propostas foram elaboradas por usuários, trabalhadores e gestores participantes das Conferências Locais e serão sistematizadas para compor o relatório consolidado de propostas que serão apreciadas nos grupos de trabalho desta 12ª Conferência Municipal de Saúde. Estamos avaliando e refletindo sobre os desafios para fortalecer e qualificar o SUS, de modo que as propostas aprovadas nesta conferência possam servir de base para o planejamento das ações da Saúde em Aracaju”, complementou.

O primeiro dia da Conferência foi finalizado com a palestra da professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Cecília Leite, com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã será outro dia”.

Programação
Quinta-feira, dia 30
7h30 às 8h30: Credenciamento dos Delegados e Delegadas Suplentes
8h às 12h: Grupos de trabalho por eixo temático
10h às 10h20: Lanche
12h: Almoço
13h: Prazo para apresentação de moções
13h30: Plenária Final
16h Eleição de Delegados e Delegados para 8ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe
17h: Encerramento