Funcionando em novo espaço, Emei Júlio Prado Vasconcelos inicia ano letivo 2023

Educação
03/04/2023 12h30

Na manhã desta segunda-feira, 3, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, localizada no São Conrado, deu início às aulas do ano letivo de 2023 no prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur Bispo Do Rosário, no mesmo bairro. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realocou a unidade escolar devido à reforma e ampliação de seu prédio original, que tem o intuito de atender, em um futuro breve, uma maior demanda por vagas para a comunidade.

A Emei tem um total de 168 alunos matriculados e a sua estrutura atual conta com seis salas de aulas, três ambientes administrativos (secretaria, direção e arquivo), banheiros, cozinha, refeitório, área de banho e pátio. O espaço foi estudado, planejado e readequado pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF) da Semed, por intermédio da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied).

As salas mais amplas foram divididas para abrigar duas turmas e novos espaços foram criados sem comprometer a estrutura fixa do prédio, como explica a coordenadora da Coied, a arquiteta Rafaela Azevedo. Ela diz, ainda, que toda a reestruturação na Emef Arthur Bispo foi realizada em pouco mais de um mês, buscando a agilidade no processo para que as aulas fossem iniciadas o quanto antes.

"Trabalhamos com divisória naval para não perdermos a funcionalidade do prédio e não comprometer seu uso mais adiante, já que estamos em uma situação provisória. Ela pode ser removida depois para os locais voltarem ao seu estado original. Além da reorganização das salas, também readequamos as instalações elétricas e hidráulicas, reformamos os banheiros e colocamos vasos infantis. Abrimos mais vãos e janelas para melhorar a iluminação e a ventilação. Tudo pensado para que, apesar da rapidez necessária na aplicação dessas mudanças, também mantivéssemos o bem-estar das crianças e dos funcionários", relata Rafaela.

Acolhimento
Para este primeiro dia de aula, a Emei preparou o acolhimento das famílias e dos alunos com decoração festiva na escola. As famílias puderam conhecer todo o ambiente onde seus filhos ficarão e acompanhar os primeiros momentos das crianças em suas salas. A diretora escolar, Maria Goretti Barros, comemora a mudança afirmando que, tanto os profissionais quanto as famílias se sentem tranquilos e aliviados com o resultado desta realocação.

"A Semed fez um belíssimo trabalho em ter pensado neste espaço e adaptado da melhor maneira possível, rápido e dentro do prazo, o que foi o mais importante. Isto foi muito satisfatório e nos alegrou bastante junto à comunidade. E ainda tem o sentimento bom de ver a outra escola que já está sendo reconstruída, dobrando a capacidade de vagas e oferecendo algo bem melhor para todos", expressa a gestora escolar.

Como coordenadora pedagógica da Emei, Jussara Roque avalia este primeiro dia de aula como muito esperado e desejado pela equipe, e afirma que a comunidade estava ansiosa e animada para este momento. Segundo ela, a escola se preparou, também, organizando a questão administrativa, realizando a limpeza e a higienização local e planejando toda a estratégia educacional.

"Todas essas ações visam acolher bem as crianças, mas também as famílias, trazendo-as para junto da equipe e tornando este recomeço o mais aconchegante possível. Nós os convidamos para entrar e ter um momento de diálogo com as professoras. Eles conheceram o ambiente e gostaram do que viram. Agradecemos a parceria e a compreensão de sempre deles. Estamos com a turma de um a cinco anos e está tudo tranquilo, acolhemos tudo com muito carinho e vamos procurando nos adequar da melhor forma", pontua Jussara.

Mãe do aluno Elói Bispo, Erinalva Dantas conta que estava com muita expectativa para que as aulas começassem. "Além desse ambiente aqui ter ficado bem bonito, acredito que as crianças vão gostar muito porque aqui é uma escola muito acolhedora. Está tudo lindo, reformado e novinho. Estou muito aliviada em poder deixá-lo aqui. Não sou de Aracaju, minha família é de Alagoas e estava levando meu filho para o trabalho porque não tinha com quem deixar. Agora estou mais tranquila", revela.

Adequações na Emef Arthur Bispo
 
Rafaela Azevedo explica que também foi necessário realizar pequenas reformas na Emef Arthur Bispo, a fim de manter a plena funcionalidade da escola com a divisão. "Foi preciso fazer a divisão de duas salas amplas e elas passaram a acolher quatro turmas. Mudamos o local da sala de professores, reorganizamos ambientes que estavam sem utilização, abrimos mais janelas para mais ventilação e iluminação natural, estamos melhorando a estrutura da escada e um novo refeitório está sendo construído", detalha.

Diretora da Emef Arthur Bispo, Jocivânia Barreto se diz feliz pelo fato de a unidade poder contribuir para a continuidade do trabalho de outra unidade de ensino que serve a mesma comunidade. Ela ressalta que as adaptações na Arthur Bispo são importantes para deixar os alunos confortáveis e, mesmo que temporariamente, poder garantir o acolhimento e a qualidade na educação para todos.

"É um prazer recebê-los aqui e tê-los junto aos nossos alunos. Com esta mudança também passamos a ter salas mais arejadas, melhoramos a estrutura do prédio, teremos novos ambiente a partir de salas que não eram utilizadas e assim, futuramente, também pretendemos aumentar nossa oferta de vagas, já que, com a ajuda da Coied, descobrimos vários espaços ociosos na escola", expressa a diretora.

A Educação de Aracaju decidiu transferir as turmas da Emei Júlio Prado para o prédio da Emef Arthur Bispo devido à procura e inexistência de imóveis adequados, no bairro, que pudessem ser alugados e possuíssem a estrutura necessária para um funcionamento escolar. A entrega do novo prédio da unidade escolar está prevista para o ano de 2024. A Semed dobrará o número de vagas ofertadas na unidade, que antes comportava 6 salas de aula, e com a reforma haverá 14, além dos demais ambientes que serão instalados.