Prefeitura dá destino correto a cerca de dez mil pneus por mês

Serviços Urbanos
11/04/2023 16h32

Na natureza, eles levam em torno de 600 anos para se decompor. Nos espaços urbanos, podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. É tendo em vista razões como estas que a Prefeitura de Aracaju segue investindo no pronto recolhimento de pneus inservíveis em toda a capital sergipana, a partir de uma logística sistematizada e que, por semana, garante o destino correto a uma média de 2.500 materiais deste tipo.

As ações ocorrem em regiões previamente monitoradas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a exemplo de canteiros e terrenos baldios. Esse trabalho recolhe ainda os pneus lançados, indevidamente, em ruas e avenidas.
 
Essa mobilização preventiva, realizada com o apoio de um dos caminhões do Programa Cata Treco, recolhe também estes resíduos de caixas estacionárias dispostas em diferentes regiões, assim como faz o atendimento às demandas da própria comunidade, registradas, principalmente, pelo setor de Ouvidoria. 

De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, responsável pela elaboração e execução do cronograma de coleta, do início ao fim do ano passado, o quantitativo de pneus recolhidos em Aracaju alcançou a marca de 70.000 unidades, representando quase 6.000 em cada mês.

Outro diferencial diz respeito à coleta de pneus em endereços fixos da cidade, o que representa um incremento da gestão municipal para oferecer maior praticidade aos estabelecimentos que lidam diretamente com esse material em sua rotina.
 
Neste ano, até o momento, cerca de 50 empresas que atuam com serviços automotivos, como oficinas e borracharias, estão cadastradas junto à empresa municipal e recebem regularmente a visita das equipes, em um trabalho iniciado por meio de parceria firmada entre Emsurb e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).     

“Trata-se de um serviço de inteira importância, em que a Prefeitura de Aracaju, juntamente com outros empreendimentos, a exemplo dos ecopontos, da Coleta Seletiva e do próprio Cata Treco, oferece mais um ponto de apoio para que a capital não sofra com um alto índice desse material, que é tão prejudicial, nas ruas. Assim, empresários que queiram incluir seus negócios na programação para o recolhimento de pneus, podem buscar o setor de protocolo da Emsurb, localizado na portaria do Parque da Sementeira, ou mesmo a plataforma AjuInteligente”, destaca o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes. 

No esforço para manter a cidade livre de pneus descartados irregularmente, a Prefeitura de Aracaju pensa numa destinação final que seja ambientalmente adequada. Neste sentido, uma vez recolhidos, os resíduos seguem diretamente para uma empresa parceira da administração municipal que, por sua vez, fica responsável pelo encaminhamento dos resíduos para fins de reciclagem. 

"Qualquer cidadão que precise efetuar o descarte de pneus pode buscar uma das seis unidades de ecopontos, localizadas nos bairros Ponto Novo, Coroa do Meio, Industrial, Santos Dumont, 17 de Março e Inácio Barbosa, de segunda a sábado, e o material recolhido nestas estações também segue para esta mesma parceira”, reforça o diretor de Operações, Vinicius Almeida.