Com biblioteca, Cras do Lamarão promove incentivo à leitura para usuários do SCFV

Assistência Social e Cidadania
11/04/2023 17h36

A Prefeitura de Aracaju, para garantir o acesso a políticas públicas à população do bairro Lamarão, entregou nesta terça-feira, 11, a entrega da Biblioteca Seo Cassimiro, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dr. Carlos Fernandes de Melo, gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social. O novo espaço é dedicado ao incentivo à leitura e à busca por conhecimentos para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O coordenador do Cras, Reginaldo Vieira, explica que a ideia de criar um espaço de conhecimento para os usuários do SCFV surgiu a partir do recebimento da doação de livros feita pela Secretaria Municipal da Assistência Social e por colaboradores e usuários.

"A biblioteca surgiu a partir da necessidade de incentivar a leitura, não somente a leitura escrita, mas a leitura de mundo, de vida, tanto que temos muitos livros que não têm palavras, apenas imagens, porque sentimos a necessidade de estimular e valorizar, porque o conhecimento é libertador. Nós que trabalhamos com a política pública da assistência social, principalmente, entendemos que os usuários empoderados tem autonomia de ir em busca dos seus direitos, mas pra isso, precisa de leitura, da realidade de mundo, por isso trouxemos essa biblioteca pra cá”, explica.

A biblioteca leva o nome de Antônio Cassimiro da Silva, mais conhecido como "seo Cassimiro", de 77 anos, líder comunitário do bairro Lamarão e que possui uma vivência muito especial junto ao Cras Carlos Fernandes de Melo.

"A escolha de seo Cassimiro como homenageado é justamente pela história de luta, de envolvimento, de articulação e de incentivo com a comunidade. Seo Cassimiro é usuário do SCFV, dos serviços ofertados pelos Cras, ele tem uma luta de construção pela educação, saúde e segurança do bairro", ressalta o coordenador Reginaldo.
 
O homenageado é um dos primeiros moradores do bairro Lamarão e uma referência para a comunidade local. Para ele, a homenagem foi muito especial. "Eu fico sem saber o que falar, por tudo que essa família do Cras representa. Toda terça-feira nos reunimos aqui para ajudar toda a comunidade, é excelente como é feito o trabalho e como atendem as pessoas, de maneira correta. O coordenador e sua equipe tratam todo mundo com respeito, é uma referência no nosso bairro e fico muito feliz de poder contribuir para o desenvolvimento das crianças, dos jovens e de todos que fazem parte do Lamarão", conclui.

Usuários animados
Assim que a sala da nova biblioteca foi aberta, os usuários presentes conheceram o espaço, que conta com cerca de 100 livros, entre eles de temáticas infantis, educativos, sobre a política da assistência social, além de brinquedos e materiais lúdicos para crianças ainda não leitoras.

O estudante Luiz Gustavo dos Santos, 11, é usuário do SCFV e aproveitou a abertura da biblioteca para conhecer os jogos educativos disponíveis no espaço. “Eu achei muito boa, gostei muito, estava ansioso pra conhecer, brincar e ler também”.

Já a usuária Laíze Mikaele dos Santos, 7, também do SCFV, disse que agora quer aproveitar o espaço com a irmã, que também frequenta o serviço. “Eu estava muito ansiosa, porque aqui tem vários livros e brincadeiras. Eu gosto de ler e pretendo vir muito aqui. Fiquei feliz”.

Para a usuária do Grupo de Idosos do SCFV Maria Alves dos Santos, 80, é muito importante incentivar a leitura no Cras. Assim que a biblioteca foi aberta, ela logo começou a folhear e escolher os primeiros livros que pretende ler.

“Achei maravilhoso, inclusive tem uns livros que eu gostaria de levar pra ler com meus bisnetos de seis e oito anos, que gostam muito de ler. Teve outros livros que gostei também e eu quero ler, já falei com a menina pra combinar os dias que eu posso levar e trazer. Já escolhi uns, mas depois vou escolher mais. É muito importante incentivar a leitura, a gente só tem a agradecer ao Cras por nos ofertar esse espaço”, disse empolgada.