Semed discute sobre alimentação escolar com gestores das escolas da rede

Educação
12/04/2023 15h25

A Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) reuniu os gestores escolares das 79 escolas da rede municipal de ensino no auditório Antônio Vieira Neto, nesta quarta-feira,12, com o intuito de divulgar os procedimentos padronizados necessários para a alimentação ofertada aos alunos.

Estiveram presentes na reunião o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, a secretária adjunta, Antônia Arimateia, e o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes e diretora do Departamento Administrativo Financeiro, Kátia Perete. De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar, Larissa Coelho, dialogar com o gestor sobre a alimentação escolar é fundamental, já que a direção tem um papel extremamente importante no acompanhamento deste processo e estar no chão da escola.

"Hoje colocamos em pauta os procedimentos padronizados, sendo o que envolve desde a parte do recebimento, da alimentação, ao processo do armazenamento. E também foi um momento de conversarmos sobre as modificações do cardápio e de respondermos ao que ainda gera algumas dúvidas, como o porquê de alguns alimentos serem ofertados mais vezes", explica Larissa.

A coordenadora pontua que cada procedimento realizado pelos funcionários das empresas terceirizadas que atuam nas escolas precisa ser acompanhado pela gestão escolar. "Com relação ao armazenamento, por exemplo, às vezes o gestor vê alimentos saindo, sendo colocados na cozinha, e é necessário que entendam o que é da agricultura familiar e deixar um espaço direcionado a isso, porque são recursos diferentes e isso precisa estar especificado no estoque, embora o manuseio esteja a cargo das merendeiras", detalha.

Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), Adriana Oliveira esteve presente na reunião e a descreveu como um momento ímpar para a educação municipal, em que gestores tomam conhecimento sobre como proceder a respeito dos procedimentos certos e como lidar com os alimentos direcionados aos estudantes.

"É um ação muito importante para que os gestores compreendam como funciona o cardápio e a alimentação escolar. Nós sabemos o quanto a merenda é importante para os alunos e é fundamental também estarmos aqui, enquanto Conselho, já que temos o nosso papel de fiscalizar, visitar as escolas. Sempre que possível convidamos a nutricionista Larissa para que ela possa nos passar informações para podermos divulgar e participar da apresentação das amostras de um novo cardápio", conta Adriana.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Emei) Maria Ruth Wynne Cardoso, localizada no bairro Santa Maria, Silvana Santos ressalta o quanto é necessário para o gestor obter os esclarecimentos a respeito da alimentação escolar ofertada nas unidades de ensino.

"Entre outros temas, a nutricionista Larissa nos informou sobre a legalidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar [PNAE] e o processo da agricultura familiar. Conversar sobre merenda escolar é dialogar sobre aprendizagem da rede. Afinal, crianças bem alimentadas, atendidas em suas necessidades nutricionais, serão, certamente, crianças felizes, saudáveis e com aprendizagem efetiva", explana Silvana.

Da Emei Dr. Fernando José Guedes Fontes, no Bairro América, a diretora Kátia Siene diz que essas informações fomentam o desejo de conscientizar mais toda a comunidade escolar, inclusive os pais, do quão importante é que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis desde pequenininhas.

"Como as crianças menores, por exemplo, passam uma boa parte do tempo na creche, essas informações detalhadas nos ajudam muito. Tentamos multiplicar o que vemos aqui e tentar trazer essa consciência para a parceria com as mães a ponto de terem a ciência de que é necessário esse tipo de alimentação na escola. Todas as dúvidas foram esclarecidas pela Coae. A gente entende, compreende e sabe que é necessário cada procedimento. O desenvolvimento dos alunos também depende disso", enfatiza Kátia.