Educaju: Prefeitura inicia distribuição de cadernos do programa para o ano letivo 2023

Educação
13/04/2023 13h00

Para dar continuidade ao avanço na alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está distribuindo os cadernos do programa Educaju nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A entrega começou na quarta-feira, 12, sob planejamento e execução da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed e, até esta quinta-feira, 13, 16 unidades de ensino já receberam os materiais.

Esta é a primeira remessa de livros do Educaju entregues aos estudantes da rede neste ano; no total, são quatro etapas de distribuição, divididas por bimestres. Trata-se de cadernos de Língua Portuguesa, Matemática, Alfa Ler, Relembrando e um extra direcionado aos alunos que apresentam mais dificuldades. Nesta primeira leva, estão sendo distribuídos 62.927 livros para crianças, jovens e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os docentes recebem um kit para fins de orientação didática de como trabalhar metodologias ao decorrer das aulas.

O diretor do DEB, professor Evilson Nunes, afirma que o trabalho desenvolvido de alfabetização na rede municipal faz parte de um elemento básico que é mensurar o nível de aprendizagem dos alunos para o estabelecimento de estratégias. Conforme ele explica, a entrega do material do Educaju, neste momento, ocorre a partir da realização do primeiro ciclo de avaliação, com a avaliação de leitura e a formativa.

"Após os diagnósticos obtidos com as avaliações, os estudantes recebem este material específico. É um trabalho direcionado para as dificuldades dos alunos. Temos esta ação integrada de oferta de cadernos didáticos complementares, mas também formação dos professores com base nas dificuldades de aprendizagem, acompanhamento regular e diálogo permanente com diretores e coordenadores pedagógicos. Trabalhamos estabelecendo metas. Nosso empenho busca garantir que a educação municipal está efetivamente contribuindo para o alcance do seu objetivo principal: que todo aluno matriculado na rede aprenda com qualidade e possa dar seguimento a sua vida educacional", enfatiza Evilson.

A coordenadora da Coef, Patrícia Tavares, pontua a iniciativa de trabalhar os cadernos do Educaju como uma ação que tem surtido efeito significativo para a rede. "Este material facilita o trabalho com o aluno: vem organizado com uma sequência de habilidades, das menos para as mais complexas. Tem um visual colorido e atrativo, letras grandes para as séries iniciais, muitas atividades, e não tem um grande número de páginas, reforçando a sensação no estudante de que ele consegue dar conta. Desta forma, observamos que os alunos se sentem mais interessados em respondê-lo, contribuindo para uma evolução gradativa do desempenho escolar", detalha.

Os cadernos são utilizados pelos docentes durante as aulas regulares, no dia a dia, conforme Patrícia. "O professor tem um planejamento a partir do material que também recebe, que é de orientação didática. Também provemos formações específicas para ele, sobre como podem trabalhar esses impressos do Educaju com seus alunos. E o resultado disso nos dá uma satisfação enorme para o nosso trabalho, porque já diagnosticamos, nesses três anos de programa, que eles estão conseguindo avançar, que muitos que não liam estão conseguindo ler textos. As famílias estão se mostrando satisfeitas e tudo isso é muito importante para a gente", relata.

Nestes dias 12 e 13, a Coef está se reunindo com todos os coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental da rede, através da divisão de grupos, para discutir o resultado da avaliação diagnóstica de leitura, fazer um comparativo de como o aluno chegou e como está seu andamento, sobre as maiores habilidades e dificuldades dos discentes, e debater sobre práticas das estratégias de avanço na aprendizagem orientadas pelos formadores do Educaju. Nestes encontros, estão sendo elaborados planos de ação em conjunto, para alinhar as metas e iniciativas, mas também nortear o trabalho de cada escola.

Coordenador pedagógico da Emef Professor Alcebíades Vilas Boas, Tarcísio Silva ressalta que a chegada dos livros do Educaju na escola é muito importante para o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo ele, desde quando a escola começou a receber esses livros, é perceptível a melhoria no processo de aprendizagem como um todo e vem aumentando o compromisso do professor com esse trabalho articulado a fim de alavancar a alfabetização e o aprendizado.

"Estamos vendo bons resultados com o Educaju. Ele vem melhorando o índice de fluência leitora dos nossos meninos. É uma possibilidade que o aluno tem de trabalhar os cadernos em sala de aula e também levar o material para casa. Vem surtindo efeito e a gente também já vem percebendo isso nos índices internos da escola. Fizemos acordos com os pais e enviamos, de forma individual, o nível de leitura que o filho está, de acordo com a avaliação que foi feita. Damos a oportunidade para que eles façam esse acompanhamento e vejam a possibilidade de avançar com as estratégias traçadas pela Semed e por nós", explana o coordenador.