Perimetral Oeste: Plantão Social Itinerante acolhe demandas da comunidade do Lamarão

Agência Aracaju de Notícias
13/04/2023 17h04

As demandas da comunidade do Lamarão foram mais uma vez acolhidas pela equipe do trabalho social da Prefeitura de Aracaju, no âmbito da obra de construção da avenida Perimetral Oeste. Durante Plantão Social Itinerante realizado no bairro, na tarde desta quinta-feira, 13, as dúvidas dos moradores foram esclarecidas e solicitações das famílias ouvidas, bem como já encaminhadas.

Esta obra faz parte do programa municipal Construindo para o Futuro, realizado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e resultará numa nova ligação viária entre a capital e o município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo a técnica de referência do projeto da avenida Perimetral Oeste na Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Alexandra Freire, o intuito da Prefeitura com o Plantão Social Itinerante é estar ainda mais perto da população.

“Quinzenalmente, estamos fazendo este plantão móvel nos bairros que estão sendo beneficiados com as obras da avenida Perimetral. São os bairros nos quais a mobilidade vai melhorar ainda mais. Além desta aproximação com a comunidade, o Plantão é um momento que a gente esclarece dúvidas, apresenta o projeto que vem sendo desenvolvido, fala sobre as etapas, sobre a obra, dentre outras informações. É, acima de tudo, mais uma forma que temos de sermos bem transparentes com a população”, destaca.

Presente ao Plantão Itinerante desta quinta-feira, a técnica social Márcia Militão comentou que a principal demanda da comunidade tem sido a assinatura do Bônus-Moradia. “Eles recebem todos os meses e comparecem para assinar a confirmação do recebimento. Além disso, sempre surgem dúvidas sobre se a residência está dentro do perímetro da obra, qual a previsão de chamá-los para uma reunião de negociação, bem como informações sobre o andamento da obra e por quais locais a mesma vai passar. Estamos aqui para atender a comunidade de uma forma em geral, pessoas beneficiadas direta e indiretamente pela obra. Além dos plantões itinerantes, temos atendimento diário, no período de 8h as 17h, no Escritório Social, localizado na rua Conde D´Eu, 35, bairro Santos Dumont”, pontua Militão.

Inclusão Social e equidade
Maria Rodrigues, de 73 anos, que criou os filhos retirando varas no mangue, foi uma das primeiras a comparecer ao Plantão Itinerante, juntamente com a filha Marielze Santos, a neta Larissa da Silva e as bisnetas Laura e Ana Clara. Ela e a família alugaram casas no bairro Soledade e estão satisfeitas com a obra da Perimetral Oeste.

“Eu vim fazer o assino do recibo da moradia. Quando cheguei aqui no Lamarão não tinha nada e ainda estavam construindo a ponte. Viemos de Aquidabã. Eu tenho uma família grande, de cinco filhas e três filhos, além de netos e bisnetos. Morávamos perto do mangue numa palafita, mas agora a gente recebe esse dinheiro para morar no aluguel, mas vamos receber casas no Residencial que está sendo construído”, comenta a moradora.

Aparecida da Silva Chaves, moradora do bairro Lamarão, compareceu sorridente ao Plantão para confirmar o recebimento do Bônus-Moradia. Para ela, "está tudo bem". "Eu quis ficar morando aqui porque assim eu fico olhando a obra. Então eu aluguei a casa aqui e moro junto com meus três filhos. Esse aqui é um trabalho de Deus. Acho bonito os tratores trabalhando, porque tudo isso era um sonho e que eu vejo agora que será concluído não só para mim, mas para outras pessoas também que estavam no mesmo jeito que eu, numa casinha pequena e que não tinha nem condição de arrumar, de deixar tudo organizado", reconhece a moradora ao se referir ao conjunto habitacional que a Prefeitura constrói no bairro.

"A melhor coisa que a Prefeitura de Aracaju fez para nós. Agora vai ter um condomínio para nós. Vamos sair do barraco, da favela, e ir para um lugar melhor. Quando chovia a casa ficava cheia de lama, tinha muito mosquito, e agora vai ficar tudo organizadinho e a gente não vai ter esses problemas. Agora a gente vai ter uma moradia digna de um ser humano. Não era bom e agora todo mundo vai ficar de boa. Só tenho a agradecer, em nome de Jesus”, diz Aparecida.

Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste vai do Jardim Centenário até o Lamarão. A obra está divida em quatro etapas e receberá um investimento de cerca de R$ 150 milhões. Atravessando cinco bairros para ligar a capital à Nossa Senhora do Socorro, a nova via busca gerar desenvolvimento, a partir da melhoria da mobilidade e infraestrutura urbana da zona Oeste.

A Perimetral será um importante vetor de desenvolvimento também para a zona Norte. Após a sua conclusão, ficará mais fácil ir de um lado ao outro da cidade, com segurança e agilidade, diminuindo as diferenças entre as regiões.

Com isso, a população terá mais dignidade, cidadania, progresso e justiça social. Com a Perimetral, a circulação de pessoas e bens ficará mais rápida e dinâmica, facilitando a vida dos moradores e incentivando o crescimento econômico.

Além disso, os imóveis no entorno da via se valorizarão e a atração do comércio vai gerar mais renda e movimentar a economia da região. É um projeto que vai fazer a mobilidade urbana de Aracaju avançar ainda mais com requalificação urbana e infraestrutura para acelerar o desenvolvimento de regiões vulneráveis da cidade. Todas as informações referentes a esta obra estão disponíveis no endereço eletrônico aracajuconstruindoofuturo.net.