Saúde de Aracaju realiza seminário sobre importância da prevenção de acidentes de trabalho

Saúde
20/04/2023 16h42

Com o objetivo de enfatizar a importância da prevenção de acidentes de trabalho e o cuidado necessário durante o exercício laboral, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realiza, na próxima quinta-feira, 27, o seminário intitulado “Avanços e desafios na prevenção de acidentes de trabalho”, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), das 13h30 às 17h. 

O público alvo do seminário são profissionais da saúde das diversas áreas de atenção do SUS, os que atuam na Vigilância à Saúde, os representantes das classes profissionais, dos Conselhos de Saúde e dos órgãos que atuam na prevenção de acidentes. De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção em Saúde do Trabalhador (Reast), Yara Couto, durante todo ano é realizada a educação em saúde, com a finalidade de prevenir acidentes e doenças do trabalho.

“Em 2003, o dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional de Trabalho – OIT- como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. A Reast possui a função de fortalecer a política da saúde do trabalhador, estruturando e desenvolvendo ações direcionadas aos trabalhadores formais ou informais, públicos ou privados, de maneira individual ou coletiva”, explica Yara. 

Divisão da Reast

A Rede é dividida em duas frentes de trabalho: o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat), realizando atividades para o bem-estar e a saúde do trabalhador.

“O Cerest, também no dia 28 deste mês, completa 19 anos de fundação e realiza a educação em saúde para o trabalho, o acolhimento, a articulação intra e intersetorial, visando produzir resolutividade dos problemas, execução de ações de promoção à saúde em ambientes em ambientes de trabalho, prevenção dos acidentes e de doenças, elaborando e executando projetos de estudo. Já a Visat faz busca ativa de casos de acidente de trabalho, alimentação de bancos de dados, mapeamento de risco dos locais de trabalho, inspeção e investigação”, enfatiza a coordenadora.  

As duas frentes trabalham em conjunto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, emitindo relatórios das inspeções em empresas, tanto da rede pública como privada e também realizam as notificações para o Ministério da Saúde sobre agravos relacionados ao trabalho.

Fluxo na Reast

O acolhimento em Saúde do trabalhador, oferecido pela Reast, é aberto a todos os trabalhadores, com funcionamento de segunda a sexta feira, das 8 às 18h, no Edifício Estado de Sergipe, 19º andar, na travessa Baltazar Góis, 86. Para outras informações, o trabalhador interessado pode entrar em contato também pelos telefones 3179-2737, ou 3179-2792

Programação do Seminário

13h30: Recepção dos participantes

14h: Política Nacional de Atenção ao Trabalhador

14h30: Mesa de debates com os representantes da SMS, MPT, UFS  e SMTT, sobre o tema e espaço para perguntas dos participantes.

16h30: Homenagem aos 19 anos do Cerest.

17h: Encerramento musical